29.9.09

Revit Architecture 2010 – Representação gráfica das grelhas estruturais

Muitos utilizadores têm-me questionado sobre o método mais eficaz de controlo e ajuste da grelha estrutural (comprimentos) em todas (ou algumas) as vistas. Isto porque, quantas vezes alteramos o comprimento da linha de grelha e esta nas outras vistas deixou de ter o mesmo comprimento? Ou quantas vezes queremos alterar algumas delas e que em todas as vistas tenham exactamente o mesmo tamanho?

Enfim, situações (quase) desesperantes.

No entanto, esse controlo é bem mais simples do que parece!
Este controlo poderá ser efectuada de duas formas:
- associando as linhas de grelha a uma Scope Box (Element Properties);
- alterando manualmente.

ASSOCIAR A UMA SCOPE BOX:
Quando associadas a uma scope box, sempre que hajam alterações nesta, estas repercutem-se automaticamente nas grelhas estruturais. Para isso, basta apenas seleccionar as grelhas e nos parâmetros das intâncias, em Scope Box, seleccionar qual queremos associar.

ALTERAR MANUALMENTE:
Normalmente quando alteramos a linha de grelha numa determinada vista, esta altera-se automaticamente em todas as vistas. No entanto nem sempre é assim.
Nessas situações surge a questão:
“Que raio de coisa me está acontecer… mas porquê, porquê?”

Assim sendo:
- não é necessário alterar e/ou ajustar em todas as vistas os comprimentos das grelhas estruturais;
- o novo comprimento poderá ser diferente apenas numa única vista, em várias vistas ou em todas as vistas;
- quando introduzidas, estes objectos são adicionados ao modelo como sendo do tipo “Datum3D” (simplificando, qualquer alteração numa vista será aplicada em todas as vistas);
- as grelhas estruturais mantêm-se 3D até serem alteradas para 2D;
- se pretender alterar a dimensão de uma ou mais grelhas na vista, confirmar se esta está em 2D (basta clicar sobre o 3D para alterar para 2D);
Vamos à prática?
Então, aqui fica uma forma simples de alterar automaticamente nas vistas pretendidas.

- Clicar numa das grelhas e torne-a 2D; de seguida, aumente o comprimento da mesma. Efectue a mesma operação nas que achar conveniente e necessário.
- Com as grelhas alteradas seleccionadas, aceder à opção Propagate Extents (separador Modify Grids, painel Datum).
- Na caixa de diálogo que surge, seleccionar as vistas onde pretende propagar as alterações efectuadas na(s) linha(s) de grelha E pronto, as vistas que seleccionar terão os mesmos comprimentos que as seleccionadas
Se, ao alterar o comprimento das grelhas, tiver a opção Crop View (barra de visualização) ligada e o comprimento for para além dessa Crop View, as grelhas estruturais passam automaticamente de 3D para 2D (dica útil caso queiramos alterar muitas grelhas de uma única vez)

2 comentários:

A. Amaro disse...

Boa tarde,
Tambem por vezes acontece-me as representaÇÖes dos pisos nao aparecerem em alÇados.

Qual será a razão?

Obrigado.

Fernando Oliveira disse...

Poderá ser porque a profundidade do corte do alçado não intercepte as linhas do nivel, experimente as opções aqui referidas para ajustar as linhas do nivel e isso deve resolver, isto partindo do principio que a sua categoria não está desligada ou oculta nesse alçado.