24.9.09

Etiqueta para descrição de materiais de acabamentos

Um dos aspectos importantes no desenvolvimento de um projecto de arquitectura é a coerência do mesmo, garantindo que toda a informação está centralizada num único sítio.

É com este princípio que vou descrever como se faz uma etiqueta (Tag), que poderá ser utilizado em qualquer peça do nosso projecto (planta, corte, alçado, pormenor,…) e a qualquer objecto (porta, janela, parede, pavimento, cobertura,…), que servirá para indicar automaticamente a descrição do material aplicado a esse objecto.

Como devem saber, este objecto será uma família do tipo Standard. Os tipos de família de anotação são, na minha opinião, dos mais simples de executar.


Vamos lá?

- Aceder ao menu R>New>Family e, na pasta dos modelos (templates) de famílias (Metric Templates), aceder à pasta Annotations e seleccionar M_Generic Tag. Salvar esta família na biblioteca com o nome desc. material.

- No editor de família agora disponibilizado, poderá verificar que existem duas “linhas” (Ref Plane). A intersecção das mesmas indica o ponto de inserção do objecto no projecto. Aproximando à intersecção, vamos então fazer o recomendado na nota a vermelho (que deverá ser eliminada).

- No Ribbon, separador Create e painel Family Properties, clicar em Category and Parameters e na caixa de diálogo que surge, seleccionar Material Tags como Family Category.

- Clicar de seguida no OK e voltar ao ambiente de trabalho.

- Novamente no Ribbon, separador Create e painel Annotate, clicar em Label. Poderá alterar as configurações de alinhamento e dimensão com base nas opções disponibilizadas no separador contextual (tamanho da letra, tipo de letra, cor da letra, alinhamento horizontal e vertical, entre outros).

-Clicar de seguida o mais próximo da intersecção, à direita e na caixa de diálogo que surge, seleccionar o parâmetro pretendido, clicando duas vezes sobre o mesmo: Description.

- Depois de clicar no OK, volta ao editor de famílias onde, com os comandos de edição que julgar necessários, ajustar a sua colocação.
- Salvar novamente todas as alterações... e pronto, objecto terminado e pronto a ser utilizado nos nossos projectos.


Para utilizar no projecto, proceda da seguinte forma:

- Depois de aberto o projecto, vamos então carregar a nossa família.

- Clicar em Insert e no painel Load from Library clicar em Load Family e seleccionar a família.
- Abra a vista que pretende inserir este objecto.

- Aceder ao separador Annotate, painel Tag e clicar em Material .

- No selector de tipo, seleccionar o tipo agora criado: desc. material.

- Clicar no componente que pretende aplicar o objecto. Poderá verificar que ao sobrepor o rato sobre as diferentes camadas que compõem o objecto, este apresenta a descrição registada nos materiais (se não tiver nada registado, aparecerá o símbolo ‘?’ que poderá ser editado directamente no projecto).
Sem complicações, simples e de possível aplicação a qualquer objecto, aqui temos a nossa etiqueta!

A grande vantagem desta simplicidade de criação deste tipo de objecto é ser igual para todo o objecto do mesmo tipo (áreas de divisões, cotas altimétricas, representação dos pisos em Alçados e cortes,…).

Este é mais um dos objectos que devem constar no nosso modelo (Template) para estar sempre disponível em próximos projectos.

8 comentários:

Anónimo disse...

Explicação simples e objectiva, que toda a gente entende....Parabens....

Abraços

JB

Décio Ferreira disse...

Obrigado!

O objectivo destes posts é mesmo isso: serem simples, objectivos e essencialmente práticos! Tal como o processo de trabalho em Revit.

Este procedimento é em tudo semelhante a quase todas as etiquetas de anotação.

Luciano Marques disse...

e quando o Simbolo "?" não se deixa editar, directamente no projecto.

parabens pelo blog

Obrigado

Décio Ferreira disse...

Olá Luciano,
o tipo de parâmetro qa seleccionar permite a edição directa no projecto. Confira por favor na família se seleccionou o parâmetro respectivo.

Anónimo disse...

Olá boa tarde.

Faz muito tempo que deixei de frequentar este blogue pois caiu no esquecimento de quem o fundou!

No entanto, vejo que o Décio reanimou as hostes... a quem dou os parabéns pois não diria que elevou a qualidade, pois não há comparação possível ao que era dantes. Como tal, provavelmente irei fazer alguns comentários aos outros tópicos interessantíssimos que por aqui existem.

Começo por este...

Esta etiqueta é possível colocar em qualquer objecto para sabermos qual o material aplicado? Seja em planta, corte ou alçado?

Obrigado

Jorge Dias, arq.

Décio Ferreira disse...

Caro Arq. Jorge,
por vezes os motivos profissionais fazem com que seja difícil mantermos a dinâmica pretendida em todas as frentes, mas a vontade por vezes da-nos destas coisas.

Quanto à sua questão, outra coisa não seria de esperar do Revit. É claro que sim, que se consegue e sem qualquer tipo de ptoblema utilizar emta família em qualquer vista e para qualquer objecto, sem qualquer tipo de alteração

lopes1979 disse...

Olá,
E se porventura quiséssemos substituir o nome do material por um numero indicativo remetendo a uma tabela? como proceder? keynote?

Fernando Oliveira disse...

Em resposta ao Lopes1979; podes personalizar uam tag com parametro type mark em vez da designação, e ai já obténs o que pediste. Pois nas tabelas o numerador dos materiais será também esse type mark.