Mostrar mensagens com a etiqueta Curiosidades. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Curiosidades. Mostrar todas as mensagens

19.1.16

Novo tipo de parâmetro: Global Parameter

Ano novo, versão anterior do Revit, mas com um upgrade recheado de novidades interessantes (R2, apenas disponível para clientes com subscrição). Algumas de cosmética, outras de novidades previamente anunciadas para a versão 2017 do Revit, mas quero salientar uma delas que considero interessantes e de muita utilidade: Global Parameters




Basicamente, e de forma muito simplificada, são parâmetros relatório, ou seja, parâmetros que poderão ser utilizados para controlar outros parâmetros diretamente ou através de fórmulas.


Estes parâmetros poderão ser previamente preparados para serem usados da forma mais conveniente para o projeto.



E a parte interessante é que estes poderão ser usados para referenciar outros objetos, dimensões e até mesmo parâmetros de famílias.
Estes parâmetros são atribuídos como nas famílias, ou seja, através das dimensões.

 Associando a famílias o mesmo se aplica, criando restrições paramétricas ao projeto.


Desta forma, alterando os parâmetros globais, conseguirei alterar tudo o que está relacionado com os parâmetros.



Muito interessante e útil!



14.4.15

A360 Viewer

Mais uma ferramenta muito interessante publicada pela Autodesk: um visualizador gratuito que não precisa de instalação e que facilmente poderá ser utilizado.

Basta simplesmente arrastar o ficheiro para a página da internet e esperar que carregue. É simples, intuitivo e até dá para partilhar com outras pessoas e vermos em tempo real o mesmo projeto em dois sítios completamente distintos.

Experimentem aqui.

2.4.13

As Várias Versões do Autodesk® Revit®

Apontarei apenas uma pequena evolução histórica do desenvolvimento desta ferramenta BIM. Não corresponde à totalidade das versões, nomeadamente das especialidades e estrutural, mas é possível termos uma ideia da sua evolução. Este histórico tem como base a vertente para arquitetura.
Assim temos:
 
Versão
Ano
Tevit Technology Corporation
1.0
Abril 2000
2.0
Agosto 2000
2.1
Outubro 2000
3.0
Fevereiro 2001
3.1
Junho 2001
4.0
Novembro 2001
4.1
Janeiro 2002
Autodesk Revit
(compra)
Abril 2002
4.5
Maio 2002
5.0
Dezembro 2002
5.1
Maio 2003
6.0
Dezembro 2003
6.1
Março 2004
7.0
Dezembro 2004
Autodesk Revit Building
8.0
Fevereiro 2005
8.1
Agosto 2005
9.0
Abril 2006
Revit Architecture/ Structural/MEP
2008
Abril 2007
2009
Abril 2008
2010
Abril 2009
2011
Abril 2010
2012
Abril 2011
Autodesk Revit
2013
Março 2012
2014
Março 2013


26.3.13

Autodesk® Revit® 2014


E chegou a hora da apresentação da nova versão do Autodesk Revit 2014 nas várias plataformas.

Deixamos aqui as principais novidades para que possam ser dos primeiros a ter essa informação. 
Aproveitem…

14.11.11

Recuperar os Thumbnails das familias - Actualização

Este artigo foi publicado no blog http://revitclinic.typepad.com/
E tem o especial contributo de Niranjan Kamath técnico de suporte ao Revit na India.
A tradução e edição final é da minha autoria.


Têm ocorrido problemas com o preview das familias de Revit, não aparecerem no Windows Explorer.
A maior parte das vezes isso tem a ver com um ficheiro,para o Revit 2012, é Revit.Thumbnaill.dll, e para o Revit 2011 e Revit 2010, é o Revit.FilePreview.dll. 
Para resolver este problema devemos proceder da seguinte forma:

1. No Iniciar do Windows -- Run

2. Escrever regsvr32 /u "C:\Program Files\Autodesk\Revit Architecture 2012\Program\Revit.Thumbnail.dll"

3. Faça OK, aparecerá uma mensagem a informar que "DllUngegisterServer foi bem sucedido", faça OK

4. No iniciar do Windows --Run

5. Escreva regsvr32 "C:\Program Files\Autodesk\Revit Architecture 2012\Program\Revit.Thumbnail.dll"

6. Faça OK, aparecerá uma mensagema  informae que "DllRegisterServer foi be sucedido, faça OK.


Notas:
1. Poderá ter de modificar o caminho apresentado nas linhas 2 e 5, de acordo com a instalação no seu computador, ou se pretender utilizar esta opção em Revit Structure ou MEP. Se não encontrar os ficheiros *.Dll apresentados, poderá os encontrar no DVD de instalação original do Revit, ou noutro computador onde os previews apareçam correctamente.


2. Para o Revit 2011 e 2010, substitua o Revit.Thumbnail.dll pelo Revit.FilePreview.dll nas linhas 2 e 5.


3. Caso tenha uma versão do windows diferente, poderá ter também de alterar o caminho indicado na linha 2 e 5.

23.2.11

Novo Blog

A CPCis, fornecedor de soluções e serviços informáticos acaba de publicar um blog onde pretende facilitar a comunicação entre os seus clientes e colaboradores.

Boa sorte nesta nova actividade.

2.2.11

Presidente Obama destaca o BIM no seu discurso à Nação

No passado dia1 de Fevereiro de 2011, no seu discurso à Nação, o Presidente Barack Obama procurou ressaltar a importância das infra-estruturas da nação, da ciência, tecnologia, engenharia e educação matemática (STEM), e ainda fez uma referência ao poder do Building Information Modeling (BIM).
Um aplauso forte veio depois da sua declaração sobre a importância da ciência: "Precisamos ensinar nossos filhos que não é apenas o vencedor do Super Bowl, que merece ser comemorado, mas o vencedor da feira de ciências." O Presidente pediu atenção renovada para restaurar a proeminência do país no ensino de matemática e ciência, incluindo a preparação de 100 mil novos professores nas áreas STEM.
Durante o seu discurso sobre inovação e a era digital, Obama reconheceu o papel do BIM durante a gestão de emergências, "É como conectar todas as partes da América para a era digital... Trata-se de um bombeiro poder fazer o download do projecto de um prédio em chamas em um computador ou
dispositivo de mão ".
Sua palestra também abordou outras questões de importância para a comunidade de construção, como o papel do governo em pesquisa básica, desenvolvimento de uma economia de energia limpa, e a necessidade de formação técnica e profissional.

Artigo retirado dos meios de informação internacionais.


1.8.10

Arquivos Journals

Estes tipos de arquivos são nada mais nada menos que registos das acções executadas pelo Revit durante a sessão de trabalho, ou seja, desde que este se inicia até ao momento que é encerrado.
Estes, gravados na pasta do programa (C:\Program Files\Autodesk\Revit Architecture 2011\Journals), por vezes poderão ser usados para solucionar problemas técnicos ou “craches” do programa.

Na prática, estes arquivos não são nada mais nada menos que ficheiros em formato *.txt e que reportam todas as acções efectuadas na sessão do programa. Contudo, podem ser “abertos” no Revit.
Normalmente têm o nome journal.0001.txt sendo que o número é sequencial; o arquivo com o número maior corresponde à última sessão de utilização do Revit.

Para além destes arquivos, podem também haver “dump files”, isto é, ficheiros com a extensão *.dmp (em caso de anomalia, este ficheiro também deve ser tido em conta).

Mas, como abrir esses arquivos no Revit?
Simples: basta simplesmente arrastar o arquivo para cima do ícone do Revit e…assistir!




Experimentem com este arquivo!

19.10.09

Aumentar e diminuir informação das caixas de diálogo

Uma curiosidade apenas que me apercebi quase inadvertidamente!

Estava eu com a caixa de diálogo Element Properties aberta e a rodar a rodinha do rato. Até aqui, nada de novo!


Mas, se ao rodar primir a tecla Ctrl e de seguida rodar a roda do rato, poderá constactar que a informação aumenta ou diminui, relativamente ao movimento dado à roda


Não essencial para o trabalho em Revit, mas queria partilhar convosco :)

11.2.09

Historia triste mas real sobre uma firma de Arquitectura 2D

Este artigo pode ser lido no seu original aqui, deixo aqui uma tradução porque acho que a situação apresentada é muito interessante e poderá servir de alerta para algumas empresas que hesitam em dar o próximo passo na evolução tecnológica do AutoCAD para o Revit.

"Descobri recentemente que uma dada empresa de Arquitectura tinha sido comprada por uma empresa bastante maior. Não por causa do abrandamento da economia, mas principalmente porque continuavam a perder trabalho para outros concorrentes. Porquê? Porque as outras empresas começaram a incorporar o conceito de projecto BIM nas suas propostas enquanto que esta, que trabalha com Architectural Desktop, não consegue assim competir com o mundo da Arquitectura 3.0(1 desenho manual/ 2 CAD / 3 BIM). No entanto continuavam a ser solicitados para integrar a tecnologia BIM nos seus projectos, continuando a adiar a situação.
Tentei durante mais de 4 anos convencer o gestor de tecnologias de informação dessa empresa a começar a avaliar a tecnologia BIM, e a testar a utilização do Revit. Em todas as minhas visitas a resposta era a mesma, “que a empresa não iria beneficiar do Revit, que esta nova tecnologia não preenchia as suas necessidades”. E porquê? E isto era o que me respondia:

Implica a ter utilizadores com alto nivel tecnologico assim como com muita experiencia de arquitectura para poder usar essa solução. O projectista médio sem ter esssas duas capacidades não poderá fazer uso da tecnologia.
Resultado, a firma foi perdendo negócios, perdeu perto de 80% do seu pessoal e agora foi comprada antes de ter de fechar as portas por falencia.
A ironia é que a empresa que a comprou, é uma grande empresa a utilizar Revit. Portanto a firma que se recusou a mudar para Revit, perdeu projectos para firmas que usam o Revit, saiu do negócio porque não usaram o Revit, acabou comprada por uma firma que utiliza o Revit, e vão ter de passar a utilizar o Revit.
Não sei se deva rir ou chorar com o absurdo desta situação, eu coloco a culpa do seu falhanço nos ombros do responsável de tecnologias de informação. Ele recusou-se a considerar avaliar o Revit porque seria muito trabalhoso para ele, e teria de aprender um novo programa. Ele perdeu o controle da situação ao estar perante uma tecnologia nova e com a qual não estava familiarizado. Os sócios da firma na casa dos 60s delegavam nele as decisões sobre adopção de novas tecnologias. Em parte ele provocou o colapso da firma. Posso prová-lo? Claro. Mas isso fica para outra discussão.
Eu não empurro o Revit para as pessoas e empresas apenas para vender mais um produto Autodesk. Sou um apaixonado por modelação paramétrica, detecção de interferências e as capacidades de modelação e análise da tecnologia BIM. Esta história prova que estou certo. Também eu me sinto prejudicado com esta situação, pois perdi um cliente que teve de fechar as portas. Só me posso manter no negócio se vos ajudar a manterem-se também no vosso negócio. Só contei aqui esta historia porque acho que ela dá que pensar. Não se pode combater a tecnologia e continuar a achar que desenho 2D é suficiente para os nossos projectos. Só porque algo é novo não quer dizer que esteja errado, ou seja mau, ou algo para o qual não devemos mudar. Se isso fosse verdade nunca se teria adoptado o Autocad na altura que ele apareceu."


Publicado por Gregory Arkin em http://www.revit3d.com/

Augmented Reality - Autodesk Gallery

Que tal esta espreitadela ao futuro( ou será já o presente) de uma nova forma de estudos prévios, análise de impactos urbanos e vizualização 3D??

Ver aqui.

publicado em www.revit3d.com