23.9.09

Definição estrutural de uma parede

Uma das principais preocupações quando iniciamos o nosso processo de modelação em Revit é termos atenção a pormenores essenciais; aquilo que chamo de "pormaiores".

Neste caso vou tentar explicar alguns aspectos que julgo importantes na criação de paredes.Na criação de um tipo de parede, é possível definirmos as várias camadas que compõem a mesma (botão Edit do parâmetro Structure):
Nesta janela, um dos parâmetros mais importantes a ter em atenção é o Function. Nesse parâmetro devemos escolher a função construtiva do componente apropriada. Às diferentes funções disponibilizadas correspondem números que servem para estabelecer prioridades de intersecção com outros componentes de outros objectos: quanto menor for o número, maior é a prioridade.
Com os esquemas seguintes, podemos verificar os diferentes comportamentos em relação às prioridades:
Se repararmos, do desenho da esquerda para a direita não houve alteração das prioridades mas sim da localização dos componentes que se encontram dentro do Core (núcleo). Esta situação possibilita-nos uma maior possibilidade e flexibilidade de intersecções de componentes entre diferentes objectos.
No exemplo em baixo podemos verificar outras possibilidades de intersecção agora entre uma parede e uma laje de pavimento.

Se alterarmos a posição do isolamento térmico (colocando-o fora do Core), e mantendo a mesma prioridade [3], este é interrompido pela camada de enchimento da laje (com prioridade [2]).



Simples, mas que no final irá demonstrar-se muito eficaz!

2 comentários:

Anónimo disse...

Parece-me um pouco confuso isso das prioridades, mas também com alguma prática julgo ser intendível.

Uma dúvida que me surgiu: e se quiser fazer uma parede com uma área em pedra, tipo embasamento? Ou azulejos numa IS?

Jorge Dias, arq.

Décio Ferreira disse...

Caro anónimo,

essa questão pode ser resolvida de várias formas: ou através da edição do tipo de parede, introduzindo uma nova camada; utilizando uma parede do tipo Stacked Wall; utilizar uma segunda parede encostada a outra; urilizando a ferramenta Split Face.