Um dos temas primordiais quando se fala em BIM é a coordenação e compatibilização. Para isso, também em Revit é importante entendermos as diferenças entre os 3 pontos que o Revit disponibiliza: Project, Shared e Internal.
já este ano, fiz parte de um dos palestrantes de um evento, o CONBIM, onde abordei este tema essencial e crucial.
Para ver o vídeo, clicar aqui.
Mostrar mensagens com a etiqueta Colaboração. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Colaboração. Mostrar todas as mensagens
23.9.17
19.1.16
Novo tipo de parâmetro: Global Parameter
Ano novo, versão anterior do Revit, mas com um upgrade recheado de novidades interessantes (R2, apenas disponível para clientes com subscrição). Algumas de cosmética, outras de novidades previamente anunciadas para a versão 2017 do Revit, mas quero salientar uma delas que considero interessantes e de muita utilidade: Global Parameters
Basicamente, e de forma muito simplificada, são parâmetros relatório, ou seja, parâmetros que poderão ser utilizados para controlar outros parâmetros diretamente ou através de fórmulas.
E a parte interessante é que estes poderão ser usados para referenciar outros objetos, dimensões e até mesmo parâmetros de famílias.
Estes parâmetros são atribuídos como nas famílias, ou seja, através das dimensões.
Basicamente, e de forma muito simplificada, são parâmetros relatório, ou seja, parâmetros que poderão ser utilizados para controlar outros parâmetros diretamente ou através de fórmulas.
Estes parâmetros poderão ser previamente preparados para serem usados da forma mais conveniente para o projeto.
Estes parâmetros são atribuídos como nas famílias, ou seja, através das dimensões.
Associando a famílias o mesmo se aplica, criando restrições paramétricas ao projeto.
Desta forma, alterando os parâmetros globais, conseguirei alterar tudo o que está relacionado com os parâmetros.
Muito interessante e útil!
14.4.15
A360 Viewer
Mais uma ferramenta muito interessante publicada pela Autodesk: um visualizador gratuito que não precisa de instalação e que facilmente poderá ser utilizado.
Basta simplesmente arrastar o ficheiro para a página da internet e esperar que carregue. É simples, intuitivo e até dá para partilhar com outras pessoas e vermos em tempo real o mesmo projeto em dois sítios completamente distintos.
Experimentem aqui.
Basta simplesmente arrastar o ficheiro para a página da internet e esperar que carregue. É simples, intuitivo e até dá para partilhar com outras pessoas e vermos em tempo real o mesmo projeto em dois sítios completamente distintos.
Experimentem aqui.
15.2.12
Canal do Panama. o BIM do séc. XXI
Um dos trabalhos mais interessantes que vi nos ultimos tempos.
Leiam o artigo completo em: bim-and-the-21st-century-panama-canal
Leiam o artigo completo em: bim-and-the-21st-century-panama-canal
5.12.11
Autodesk University 2011
O Autodesk University 2011 já terminou, no entanto as sessões estão disponiveis no Site do AU2011 Virtual , aproveitem até dia 9 de Dezembro para frequentar algumas das melhores classes disponiveis no site, e que de certeza vos poderão ajudar a conhecer melhor os produtos Autodesk.
Em breve falaremos aqui de alguns dos temas que nos foram dados a conhecer este ano e daquilo que são as propostas da Autodesk.
Lembramos que os autores deste blog realizaram 2 classes cada um e que podem assitir em: Classes escolhendo a lingua portuguesa e o nome dos autores, Décio Ferreira e Fernando Oliveira.
Obrigado a todos os participantes.
Em breve falaremos aqui de alguns dos temas que nos foram dados a conhecer este ano e daquilo que são as propostas da Autodesk.
Lembramos que os autores deste blog realizaram 2 classes cada um e que podem assitir em: Classes escolhendo a lingua portuguesa e o nome dos autores, Décio Ferreira e Fernando Oliveira.
Obrigado a todos os participantes.
22.3.11
Novidades Revit 2012
Passamos a publicar a primeira análise ás novas funcionalidades da versão Revit 2012, Architecture / Structure e MEP. Nesta versão a Autodesk preocupou-se em consolidar as aplicações Revit, destacamos em especial as seguintes funcionalidades;
- Melhoria da sua performance e estabilidade.
- Melhor ligação com outros softwares (controle avançado na exportação para DWG).
- Melhorias acentuadas no trabalho com worksets, que permitem um maior control sobre o trabalho partilhado, como inclusive a possbilidade de trabalhar a apartir de postos fora da rede local.
- Novas opções na gestão da biblioteca de materiais, permitindo a criação de bibliotecas personalizadas, assim como o apagar facilmente materiais fora de uso.
- Ferramentas de modelação que nos permitem criar assemblagens de elementos para posterior extracção de vistas e tabelas exclusivas desses elementos.
- Ajustes vários de funcionalidades já existentes, cotagem, edição de objectos, modificação do interface, no fundo muitas respostas a solicitações dos utilizadores.
- Melhorias na ligação entre ficheiros tanto na extracção da informação como na gestão visual dos objectos.
- Análise energética concpetual que permite logo nos estágios inicais de desenvolvimento a análise comparativa entre modelos.
- Funcionalidades melhoradas de calculo e de sdesenho de armaduras no Revit Structure.
- Melhor gestão do projecto através do navegador de sistema do Revit MEP.
- Novas funções e ferramentas para trabalhos com tubagens e ductos.
23.2.11
6.12.10
Autodesk Building Information Modeling (BIM) Solutions Help Make Cities ...
A visão do que é o BIM para a Autodesk;
"Imagine, Design, Create"
31.8.10
Retirar Workset do projecto
Neste artigo vimos tentar responder a uma questão que atormenta muitos utilizadores, "como retirar os worksets de um ficheiro com os mesmos?"

Activando as opções apresentadas de criar niveis e grelhas.
De seguida no novo projecto no menu Insert, escolhemos o "Insert from File" e selecionamos a informação exportada do ficheiro anterior. Desta forma poderemos resolver a questão de retirar um workset de um projecto, além disso este processo também permite aligeirar o peso do ficheiro, assim como retirar informação não pertinente de divulgação, em especial em processos de partilha com terceiros do nosso projecto, por exemplo para enviar a arquitectura para as especialidades.
Não vamos aqui e por agora explicar o 1º processo, "como criar worksets?" deixando esse tema para outra oportunidade, vamos sim tentar ajudar a resolver o inverso, como retirar os worksets de um projecto. Não existe nenhum processo formal para o mesmo, temos assim de recorrer a uma alternativa, que começa por:
1º Criamos um novo projecto vazio, e sem template, para tal no inicio do Revit escolhemos "New Project" mas sem template, escolhendo o Sistema Metrico.
2º Dentro desse projecto, através do insert Revit File inserimos o projecto que pretendemos utilizar.
3º Depois de fazer o insert, fazemos o Bind do mesmo.
4º Selecionando o projecto inserido, desagrupamos, pois esta inserção cria um grupo, e assim passamos a ter todo o nosso modelo dispoinivel neste novo projecto, sem worksets. Mas também sem vistas, ou seja cortes, alçados, plantas, detalhes, folhas de projecto, tudo isso não foi passado para este projecto. teremos de recriar as vistas pretendidas, e no caso das tabelas e vistas de detalhes, devemos exportar as mesmas do projecto original e inserir neste. Essa opção é feita primeiro no projecto original através do menu, Save As » Library » View, que nos permite selecionar as vistas 2D (drafting views, tabelas, folhas) a exportar.
Este artigo foi inspirado pelo Chris Senior no seu blog http://revitelemental.blogspot.com/
28.6.10
Um carro não é um cavalo mais rápido - BIM não é um CAD mais rápido
A car is not merely a faster horse - BIM is not merely a faster CAD
Um interessante artigo, deixo aqui a minha tradução, quem pretender pode ler o original no link acima.
"Todos os dias, Seth Godin nos surpreende com a sua sabedoria. Em poucas frases, as suas palavras transmitem os principios básicos de cada negócio e da natureza da mudança.
"o E-mail não é um FAx mais rápido" é apenas uma frase no seu ultimo post.
http://sethgodin.typepad.com/seths_blog/2010/06/a-car-is-not-merely-a-faster-horse.html
BIM não é CAD. Modelar o edifício não é apenas uma maneira mais rápida de desenhar linhas. O fluxo de trabalho e os processos são diferentes. O Revit está no mercado à quase 10 anos, o Archicad à mais de 25 anos. Porque será que a industria da Arquitectura ainda não abraçou a 100% esta forma diferente e melhor de projectar edifícios? Porque é que as industrias Aeronautica e Automóvel já o fizeram à tantos anos? Os edifícios custam milhares de Euros, mas continuamos a usar o equivalente a uma máquina de escrever para os documentar?
Porque está tão adverso à tecnologia? Será porque você é um artista? Olhe para todos os modelos de carros diferentes, em formas, tamanhos e design. Eles são modelados paramétricamente e a sua industria não tem medo da tecnologia e da mudança. Então o que é? Qual é o problema central? O medo, o dinheiro, mudar, a arrogância, a teimosia?
Eu estava a conversar com um funcionário da Autodesk que me disse que durante uma conversa com um cliente, este lhe disse que não via necessidade de a sua empresa adoptar o Revit nos próximos 10 anos. Nós dois nos rimos disso. Eu prevejo que o Revit terá uma adopção plena de perto de 80% nos próximos 3 anos. Os proprietários e construtores estão a exigir. Cada vez mais projectos são executados numa solução Projecto/Construção/Informação (projectos chave na mão) e ao se candidatar á sua execução vai ser informado que o terá de realizar usando um software BIM e não um qualquer software CAD 2D.
Lembre-se que documentos de construção são os documentos de construção. Isso significa que você realmente precisa de forncer os documentos necessários para a sua construção. Proporcionar um monte de linhas manualmente desenhadas em 2D não é fornecer a informação ideal para satisfazer as necessidades do dono de obra."
...para reflectir
Um interessante artigo, deixo aqui a minha tradução, quem pretender pode ler o original no link acima.
"Todos os dias, Seth Godin nos surpreende com a sua sabedoria. Em poucas frases, as suas palavras transmitem os principios básicos de cada negócio e da natureza da mudança.
"o E-mail não é um FAx mais rápido" é apenas uma frase no seu ultimo post.
http://sethgodin.typepad.com/seths_blog/2010/06/a-car-is-not-merely-a-faster-horse.html
BIM não é CAD. Modelar o edifício não é apenas uma maneira mais rápida de desenhar linhas. O fluxo de trabalho e os processos são diferentes. O Revit está no mercado à quase 10 anos, o Archicad à mais de 25 anos. Porque será que a industria da Arquitectura ainda não abraçou a 100% esta forma diferente e melhor de projectar edifícios? Porque é que as industrias Aeronautica e Automóvel já o fizeram à tantos anos? Os edifícios custam milhares de Euros, mas continuamos a usar o equivalente a uma máquina de escrever para os documentar?
Porque está tão adverso à tecnologia? Será porque você é um artista? Olhe para todos os modelos de carros diferentes, em formas, tamanhos e design. Eles são modelados paramétricamente e a sua industria não tem medo da tecnologia e da mudança. Então o que é? Qual é o problema central? O medo, o dinheiro, mudar, a arrogância, a teimosia?
Eu estava a conversar com um funcionário da Autodesk que me disse que durante uma conversa com um cliente, este lhe disse que não via necessidade de a sua empresa adoptar o Revit nos próximos 10 anos. Nós dois nos rimos disso. Eu prevejo que o Revit terá uma adopção plena de perto de 80% nos próximos 3 anos. Os proprietários e construtores estão a exigir. Cada vez mais projectos são executados numa solução Projecto/Construção/Informação (projectos chave na mão) e ao se candidatar á sua execução vai ser informado que o terá de realizar usando um software BIM e não um qualquer software CAD 2D.
Lembre-se que documentos de construção são os documentos de construção. Isso significa que você realmente precisa de forncer os documentos necessários para a sua construção. Proporcionar um monte de linhas manualmente desenhadas em 2D não é fornecer a informação ideal para satisfazer as necessidades do dono de obra."
...para reflectir
21.1.10
Project Butterfly
Como já tenho referido noutros artigos, há que estar atento ás propostas do Autodesk Labs, a ultima que lá encontrei poderá fazer algum furor, uma forma colaborativa, sobre a WEB e sem ter de utilizar nenhum software, apenas utilizando um Browser compativel.
Ou seja utilizando este processo, podemos abrir um ficheiro remoto, editar objectos, medir e referenciar, analisar o mesmo, deixar comentários, convidar outros para acederem ao ficheiro em causa, isto em tempo real e conjuntamente com outros utilizadores remotos.
28.10.09
O que é o B.I.M.?

Designação de um processo baseado num Modelo de Informação do Edifício.
Desde que foi criada esta sigla, B.I.M. muitas pessoas questionam-se sobre ao que é que estas 3 letras realmente se referem.
Desde que foi criada esta sigla, B.I.M. muitas pessoas questionam-se sobre ao que é que estas 3 letras realmente se referem.
Uma das suas traduções livres pode ser “Modelo de Informação do Edifício”, pretendendo, assim, designar um conjunto de informação, consistente coordenada integralmente e computável, desde o inicio do projecto até às fases finais da construção.
Este modelo de informação permite ao longo de todo o processo de desenvolvimento de projectos multidisciplinares (arquitectura, engenharia, construção…) uma partilha de informação consistente entre todos os intervenientes, reduzindo assim as dificuldades existentes na coordenação entre projectos/especialidades.
Por outro lado, partindo de uma base comum, podemos realizar análises estruturais, térmicas, energéticas, ambientais e outras sem a necessidade de recriar o modelo, tendo a certeza que todas as análises são realizadas sobre a mesma informação base (mesmo modelo). Desta forma, temos uma capacidade acrescida para desenvolver um projecto perfeitamente coordenado entre as várias especialidades, garantindo, por exemplo, uma maior eficiência energética e com menor impacto ambiental.
De que forma conseguimos obter toda esta coordenação de projectos?
A resposta resume-se na utilização da tecnologia Autodesk Revit, baseada num modelador paramétrico de objectos, com ferramentas apropriadas para cada especialidade e necessidade de trabalho, disponibilizando aos utilizadores a ferramenta informática de projecto mais apropriada para a sua função sem perca de produtividade, aumentando-a substancialmente e de forma consistente, com a garantia da perfeita coordenação entre as várias especialidades intervenientes no processo de projecto.
Assim sendo, o B.I.M. não é apenas uma sigla para designar um tipo de software, ou uma nova forma de desenvolver projectos. O B.I.M. identifica uma nova solução para desenvolvimento de projectos, uma forma mais coordenada na construção, gestão e manutenção da exploração da construção. Uma solução que reúne os processos de trabalho, a utilização de softwares adequados e a formação dos intervenientes.
No fim, e utilizando a tecnologia disponibilizada pelo Autodesk Revit, estaremos perante uma solução integrada que nos vai permitir aumentar a qualidade do trabalho executado, responder mais eficazmente às solicitações do mercado, dar-nos a capacidade de responder à responsabilização na execução dos projectos, estar preparado para os desafios ambientais do séc. XXI e continuar a desenvolver os nossos projectos com liberdade criativa e imaginação.
-Noticia editada por Fernando Oliveira, e publicada em "Jornal de Noticias", Suplemento "Concreta" de 20 Outubro 2009-
10.2.09
revit3d.com
A partir de hoje passamos a colaborar com o site www.revit3d.com, um dos sites mais populares sobre o Revit e com quem passaremos a ter uma ligação mais estreita publicando e traduzindo artigos que consideremos interessantes para os nossos visitantes. Espero que esta ligação sirva os interesses de todos, em especial dos leitores de lingua portuguesa deste blog.
Subscrever:
Mensagens (Atom)







