Mostrar mensagens com a etiqueta Outros. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Outros. Mostrar todas as mensagens

15.8.14

Momento de descontração

Revit Splash Screen


Revit with Consultants
 
Yes we use Revit



30.1.13

Produtos Autodesk na plataforma Windows 8

Muito me têm perguntado sobre os programas que foram testados pela própria Autodesk no novo Windows 8

Aqui fica o endereço para que possam confirmar a lista de produtos oficiais. No entanto, os restantes produtos poderão correr, só não foram testados pela Autodesk!

Aproveitando a migração do Win 7 Pro para o Win 8 Pro, deixo aqui o endereço para a promoção de atualização por um valor de 29,99€

31.12.12

Novo ano... nova imagem!

E porque não mudar?
Já que mudamos de ano, porque não mudar de cara?

Deixamos esta:



Avançaremos com nova imagem, com vontade e novo ânimo para este ano 2013 que se avizinha! Ainda estamos a preparar mais algumas alterações para os próximos dias.

Contamos convosco, com as vossas dicas para podermos melhorar este nosso...vosso... de todos... espaço, para podermos contiuar a partilhar ideias, truques, dicas, informações e tudo o que o mundo BIM nos proporciona.

Aproveito para vos desejar um ótimo 2013 com tudo de bom!
Vamos embarcar nele...



a nossa equipa,

25.5.12

Nova etapa...

Tudo tem um momento.

Tudo tem uma fase.

Tudo tem o “tal” timing…


Fernando,
Após largos anos de contatos permanentes, de um crescer simultâneo de trocas de experiencias profissionais, de discussões construtivas, de troca de ideias, de frustrações, de conversas de fim de tarde, de conversas de tudo e nada… É verdade que chegou a hora!
Desde 2007 que aprendi, compreendi e abri os meus horizontes no Revit, na Autodesk e noutras áreas…e isso devo a ti!

Não termina uma amizade, mas abre-se um novo ciclo profissional que para ti será sempre um reconhecimento do excelente trabalho que tens feito ao longo dos muitos anos de consultor, formador e conhecedor das tecnologias da Autodesk.
Quero dar-te os parabéns por esta nova fase, por esse projeto que abraçaste de corpo e alma, pela nova aventura que se adivinha e que sei que é e será ainda mais objeto de motivação, autovalorizarão de um percurso que ainda tem muito para andar e para dar!

Representar os produtos e soluções Autodesk e fazer parte dessa equipa, no meu ponto de vista é um reconhecimento do valor profissional.

Assumir funções em departamentos com nomes do tipo Worlwide Sales – Global Services é algo de louvar e de tua satisfação pessoal… Sais do teu país Portugal para ires para a Suiça, mas será sempre Portugal o teu refúgio e a fonte da tua sabedoria, onde aprendeste e apreendeste tudo aquilo que fizeste perante muita gente! Um esforço agora reconhecido em patamares que considero mais elevados…
Continuarás na Autodesk, continuarás a ajudar-me e a ajudar-nos… Ninguém é insubstituível e neste caso, para alguém ganhar, outros alguéns tiveram que perder e é verdade que a Autodesk Portugal ficou mais “pobre” com a tua saída da CPCis. A CPCis ganha um novo recurso, o Arq. Carlos Vieira, mas perde um grande pilar de profissionalismo e dedicação, de conhecimento. O Arq. Carlos Vieira terá uma “sombra” que tenho certeza também estar à altura…e facilmente te ultrapassará ;-)


Publicamente, quero agradecer o teu apoio sempre dedicado a esta causa. Sei que o vais manter porque vou-te exigir sempre o teu melhor, mas também sei que a dedicação terá que ser outra, mas sempre com profissionalismo e amizade que te caracterizam!

Não é uma despedida, mas sim um até sempre e para sempre… as maiores felicidades e sucesso pessoal e profissional neste novo desafio que, tenho certeza e sem qualquer tipo de dúvida, abraçaste para dares sempre o teu melhor!



Considera estas palavras não como uma declaração J mas sim como palavras de agradecimento, admiração e, essencialmente, de uma grande amizade que construímos! Um reconhecimento público por tudo…

Boa sorte…
Forte abraço e obrigado por tudo!

10.4.12

Edição e manipulação de imagens foto realistas (parte 2)

No seguimento do post anterior, vamos apenas efetuar mais uma inserção agora com a seguinte imagem (também retirada da página referida).

O primeiro passo será inseri-la no projeto, redimensionar (tal como anteriormente) e atribuir à layer o nome "mulher e cão". De seguida, definir uma cor cinza mais claro e pintar toda a área correspondente a imagem agora inserida (premir a tecla Ctrl e clicar na previsualização da layer e depois clicar em Alt+Del); depois de pintada, clicar em Ctrl+D para retirar a seleção.
Teremos aproximadamente o seguinte resultado:

Com a layer selecionada, aplicar como Bleeding o Screen. Este Bleeding irá fazer com que a imagem fique ligeiramente mesclada com a anterior.

Aplicar uma opacidade de cerca de 70%. No final aplicar o filtro Filter>Blur>Motion Blur... Teremos o seguinte resultado:

E pronto, com mais algum trabalho, poderemos obter um resultado final bem mais interessante que os da imagem inicial. Basta para isso um pouco de criatividade... e de experimentação de outras opções extremamente interessantes que o Photoshop disponibiliza.
No final gravar a imagem de acordo com a extensão pretendida.

Edição e manipulação de imagens foto realistas (parte 1)

No seguimento de algumas formações que ultimamente tenho ministrado de Photoshop, achei interessante fazer um pequeno tópico onde utilizarei o Photoshop CS4 para efetuar melhoramentos na imagem obtida através do processo de render do Revit.
Este trabalho centrar-se-á apenas no melhoramento dessa imagem quanto à sua luminosidade, intensidade de luz e contraste, bem como à sua nitidez. Irei também complementar esta imagem com a inserção de outras imagens (pessoas/RPCs) com alguns efeitos (sombras e transparência) que tornará a imagem mais interessante do ponto de vista da apresentação final.

Um primeiro aspeto a ter em conta quando da definição dos parâmetros de Render, é saber se a imagem a obter será para impressão ou se para visualização em monitor. Este é um "pormaior" extremamente importante uma vez que irá definir qual a definição e dimensão da mesma e, consequentemente, o tempo de Render.
Ou seja, se a imagem é para impressão, a sua resolução, por sugestão, deve ser metade do valor anunciado pelo fabricante da impressora. Se for para visualização em monitor (internet, por exemplo), não deve ter mais do que 72 dpi uma vez que os monitores não suportam mais do que essa definição.

NOTA: a utilização de uma imagem de 100dpi no ecrã, em vez de 72dpi, não resulta numa imagem mais nítida; apenas maior em área. No entanto, em impressão, a imagem de 100dpi terá uma definição melhor, ocupando a mesma área que a de 72dpi.

Tendo presente estes conceitos, estamos prontos a obter a imagem a trabalhar.
A base do início do trabalho obtida no Revit Architecture será a seguinte imagem:

Um aspeto importante é o facto de querermos obter a imagem para tratamento com ou sem fundo. Se não quisermos com fundo, deveremos gravar a partir do Revit com a extensão PNG (automaticamente retira o fundo). No entanto, o formato TIFF é o formato por eleição nos meios profissionais porque:
. Possibilita a gravação de múltiplas imagens no mesmo ficheiro, tanto no formato destinado ao ecrã (RGB) como no formato adequado à impressão gráfica (CMYK);
. Permite a compressão da imagem por métodos não destrutivos;
Uma vez que não iremos alterar o fundo, utilizarei uma imagem gravada na extensão TIFF.
O primeiro passo será, então, abrir essa imagem no Photoshop.

Quando se fala de tratamento de imagem, torna-se importante termos alguns conhecimentos de imagem e cor, bem como do espectro da cor.
Nesta situação, saber qual o objetivo final da imagem é extremamente importante: se para impressão ou se para visualização em monitor (internet, por exemplo). Isto porque o espectro da cor é diferente em ambas as situações.

No mundo dos ecrãs de computador e de televisão, as cores são formadas pela combinação ou mistura de três cores básicas: RGB
R - Red
G - Green
B - Blue


Para o caso das gráficas e das impressoras domésticas multicromáticas, as cores são conhecidas pela sigla: CMYK.
C - Cyan
M - Magenta
Y - Yellow
k - key

Assim, algumas cores vistas no ecrã, principalmente as mais intensas, nunca conseguirão ser impressas. Por isso, uma imagem vista no ecrã com uma cor é muito diferente quando impressa.
No Photoshop essa opção pode ser confirmada e configurada em Image>Mode


Para iniciarmos o nosso processo de trabalho, a primeira coisa que vamos fazer é transformar o nosso Background em layer. Para isso, sobre o Background efetuar um duplo clique
(se não estiver visível a paleta das layers, aceder a Windows e selecionar a opção Layer ou clicar na tecla F7).
Caso o seu Zoom esteja demasiadamente pequeno, clicar em Ctrl+1 para que o Zoom seja definido com o valor 100%. Outra forma de alterar o Zoom, premir a tecla Alt e rodar a roda do rato para aumentar ou diminuir (ou através da combinação de teclas Ctrl++ e Ctrl+-).
A primeira alteração a fectuar à imagem será aumentar a sua nitidez; aceder, então, ao menu Filter>Sharpen>Sharpen Edges

Podemos verificar que a imagem ficou aparentemente mais nítida (o Photoshop apenas simula uma possível melhoria na definição).

Para aumentar o contraste e o brilho, aceder a Image>Adjust>Brightness/Contrast... e alterar os valores para os pretendidos. Caso pretenda reverter aos valores iniciais, e sem clicar em Cancel, ao premir a tecla Alt o botão Cancel altera-se para Reset.

Após a alteração e de acordo com os valores pretendidos, obteremos um resultado similar ao seguinte

Caso pretenda, poderão experimentar outras opções em Image>Adjust.

Efetuadas as alterações, vamos agora povoar a imagem com alguns elementos que a tornem mais trabalhada (RPCs). Alguns deles poderiam ser inseridos antes da obtenção da imagem fotorrealista do Revit; no entanto, e visto que muitos utilizadores consideram os RPCs disponibilizados pelo Revit insuficientes, vamos então resolver essa escassez de outra forma.

Assim, o objetivo pretendido é o seguinte:


Apesar de aparentemente simples, o processo de criação destas imagens requer alguma experiencia. No entanto, existe muitas páginas de internet que disponibilizam algum material que facilida esse trabalho. Um exemplo desses:
http://www.immediateentourage.com/
Essas fotografias têm a particularidade de estarem recortadas pelo seu contorno e sem fundo. Vamos iniciar com a utilização da seguinte imagem:

Uma vez que o objetivo é inserir essa imagem no projeto, e depois de aberta no Photoshop , vamos selecioná-la. Para isso, clicar na tecla Ctrl e de seguida com o botão esquerdo do rato, selecionar a previsualização da layer.

Após o clique, podemos confirmar que a imagem fica selecionada. De seguida, através da combinação das teclas Ctrl+C, copiar a imagem. Já na imagem do projeto, clicar em Ctrl+V

Confirmar que o Photoshop criou automaticamente uma nova layer.

Com esse novo layer selecionado, clicar nas teclas Ctrl+T e dimensionar de acordo com o pretendido. Para manter a sua proporção, premir a tecla Ctrl enquanto dimensiona através dos pontos dos vértices da imagem. Quanto terminado o dimensionamento, clicar em Enter para aceitar a alteração (se pretender voltar atrás, clicar em Ctrl+Z para anular apenas uma vez, ou Ctrl+Alt+Z para anular mais do que uma vez)

Com a layer selecionada, clicar em Ctrl+J para podermos duplicar essa layer. Renomear as layers para sombra e casal (a layer casal sobre a layer sombra - para mudar a ordem, clicar na layer e arrastar para a posição pretendida).

Clicar na cor definida em Foreground e definir uma cor para a sombra.

Definida a cor, clicar em OK.

Vamos agora pintar com a cor definida a parte correspondente a layer sombra. Para isso, clicar na tecla Ctrl e selecionar sobre a previsualização da layer sombra. Seleccionada a área a pintar, clicar nas teclas em Alt+Del. Não irá verificar alteração nenhuma, uma vez que a layer sombra está por baixo da layer casal; se desligar a layer casal (clicar no "olho"), poderá confirmar a cor atribuída.

Ligar novamente a layer casal e clicar nas teclas Ctrl+D para que seja retirada a seleção.
Ainda com a layer sombra selecionada, clicar em Ctrl+T de forma a transformar essa mesma layer. Selecionar o grip médio da aresta superior, manter premido a tecla Ctrl e deformar com o pretendido e no final clicar em Enter para confirmar a alteração.

Criamos, assim, a sombra do casal.
Ainda com a layer sombra selecionada, aceder a Filter>Blur>Blur More de forma a desfocar a sombra. Por fim, e para dar um maior realismo, aplicar transparência; em Opacity, definir o valor pretendido.

Teremos o seguinte resultado

6.2.12

Novidades versões 2013: Novas versões Autodesk vão deixar de funcionar no Windows Vista

Como já devem saber, estamos próximos do lançamento das novas versões 2013.

As novidades são sempre novidades, apesar de nunca agradarem a todos... mas essas ainda estão em algum segredo!
No entanto, algumas começaram a ser publicadas... pela própria Autodesk!

A Autodesk publicou recentemente uma notícia onde informa que esta deixará de disponibilizar mais suporte ao sistema operativo Windows Vista.
O mais interessante nisto é que continuará a dar suporte no SO Windows XP. A justificação para esta posição, e segundo a notícia publicada pela Autodesk, o SO Micrtosoft Vista praticamente não é utilizado pelos utilizadores.

Mais informação em:
http://usa.autodesk.com/adsk/servlet/item?siteID=123112&id=18424371

19.11.10

AU Virtual 2010 (continuação) Como participar


Como já foi divulgado anteriormente, dia 30 Novembro vai decorrer o AUvirtual, evento da Autodesk para utilizadores dos seus softwares. Este ano tive o prazer de ter sido convidado para estar presente no evento e realizar 3 apresentações, uma das quais partilhada com o Arq. Décio Ferreira.
Assim quem pretender assistir ao evento basta entrar no site do AU http://au.autodesk.com/, registar-se e poderá assim usufruir plenamente desta experiência. Chamo a atenção que quem tiver subscrição de produtos Autodesk activa, poderá usufruir de apresentações e serviços gratuitos que só estão disponiveis para quem adquirir um passe com o custo adicional de 139USD.
Na página do Catálogo de Aulas, podem facilmente procurar e encontrar as aulas que pretendem seguir, como exemplo temos aqui o meu caso, basta colocar o meu nome e encontra-se facilmente as sessões em que serei orador. Chamo a atenção que as as horas apresentadas são Pacific Time, ou seja -8:00 horas que Portugal Continental. Além das aulas podem usufruir de multiplas apresentações e visitas virtuais aos espaços das empresas participantes.


Ficamos a aguardar o vosso feedback sobre o evento, e caso tenham alguma dificuldade ou duvida sobre o processo de participação, não hesitem em nos contactar.

9.11.10

Ainda cá estou...ora viva!

É verdade...
algum tempo de ausência pelo excesso de trabalho, coisa rara nos dias de hoje!

Espero voltar à normalidade (no blogue com mais novidades, truques e dicas) o mais breve possível!
Mas, agora tenho (temos) no colo as apresentações de Las Vegas para o Autodesk University que se irão realizar agora no final do mês de Novembro, início de Dezembro.

E, claro...a acrescentar, já estou em testes com as novas versões 2012!
Até (bem) breve...

31.7.10

20 anos do 3D Studio Max

Não é propriamente uma notícia de Revit, mas é relevante salientar a comemoração dos 20 anos do 3DS Max.

Para marcar essa data importante, que acontecerá em Outubro, a Autodesk publicou aqui algumas informações interessantes sobre o seu historial!

4.6.10

10.000 visitas: OBRIGADO A TODOS

Exacto!
Não deixa de ser um marco o passarmos as 10.000 visitas.
Há quem possa achar ainda muito pouco, mas eu acho que é muito, principalmente pelo aumento exponencial de visitas que tivemos neste último ano.

O próximo objectivo será aumentar o vosso feedback só assim dá vontade de continuar.
Um abraço a todos...

11.1.10

Bom Ano 2010

Bem,
é verdade que o novo ano está já em andamento...e de que maneira!

Queria pedir desculpa aos nossos leitores pela ausência mas é que o excesso de trabalho nesta época inicial de ano ocupa-me tudo o que tenho tido!

Proximamente irei publicar mais algumas dicas de Revit.

Um BOM ANO 2010 a todos e cumprimentos REVITinianos ;)

16.12.09

Feliz Natal 2009

Aproveito para desejar a todos os que frequentam este blogue um FELIZ NATAL e um PROSPERO ANO 2010

A todos um bem haja...

21.10.09

20.2.09

Momento de humor....

Como se chama um utilizador de AutoCAD que persiste em se manter no projecto 2D de ACAD e se recusa a evoluir para a tecnologia 3D?


















é um CADaver...
...

24.9.07

Novidades ou até não....




Boa tarde, desculpem a falta de novidades, mas tenho feito um esforço para desenvolver o nosso forum português de Revit http://www.revitpt.com/ onde se torna mais simples manter informação actualizada e interagir com os participantes, no entanto tentarei de vez em quando colocar aqui algumas informações que ache de interesse geral. Obrigado pela atenção






1.4.06

Versões anteriores

Em resposta a algumas questões que já me foram colocadas sobre o tema, gravar ficheiros para versão anterior, exemp. de Revit 8.1 para 8 ou 7.
Essa retrocompatibilidade não existe em Revit, por isso os utilizadores devem ter subscrição do produto activa. E não devem trabalhar em versões desatualizadas.

Aqui fica a explicação técnica:
Desde que começou a ser desenvolvido o Revit e atendendo á forma como os seus criadores o pretenderam desenvolver para ser um produto bastante dinamico e fácilmente evoluivel, estabeleceram logo de principio uma regra, não ser possivel gravar para versão anterior, e perguntam-me porque? a resposta é muito lógica, uma empresa que esteja a desenvolver um produto e pretenda manter compatibilidade com versões anteriores tem 2 caminhos, ou investe em grandes equipes de programação para que cada uma desenvolva uma versão e quando a termina passa a dedicar-se a adaptar o "save as" da versao superior para a compatibilizar com a sua, o que promove a duplicação de recursos, e pode acarretar uma enorme desvantagem para os utilizadores, a limitação do desenvolvimento para fazer fase a essas compatibilidade. Ou então limita seriamente o desenvolvimento de novas "features" até à mudança para novas versões de ficheiro, veja-se o Acad que de vez em quando muda de formato de ficheiro, e que ao exportar para versões anteriores perdemos funcionalidades e parametros.