5.10.09

Criação de um modelo

Muitos amigos, colegas e formandos meus continuam ainda com algumas dificuldades em perceber o que são modelos (templates)! Continuam com dificuldades em perceber como os criam e como os gerem.
Pois bem, o conceito de modelo (template) é igual em qualquer software que utilize uma base para o seu início de trabalho (o mais simples, o Word: folha A4, tipo de letra Times New Roman, tamanho 12). Em Revit, o conceito é o mesmo: pisos definidos, unidades, objectos disponibilizados, configurações,…

Criar o modelo é muito simples… Como vimos anteriormente, um Modelo (Template) tem a extensão *.rte.
Para criar o nosso modelo, vamos utilizar o existente e fornecido pelo Revit Architecture. Para isso, criar um novo projecto, aceder ao menu R>Save as>Template. Na janela, atribuir o nome Modelo.rte (ou outro que ache conveniente).

Antes de clicar em Save, vamos apenas configurar outro parâmetro. Já devem ter-se apercebido que o Revit cria três (3) cópias de segurança do projecto; no entanto, se desejar alterar essa configuração, clicar no botão Options… e em Maximum backups alterar para o valor pretendido. Clicar em Ok e em Save até voltar ao ambiente de trabalho.

Qualquer tipo de alteração ou configuração que pretendam efectuar no modelo, basta abri-lo e efectuar para que no próximo projecto este já se encontre disponível de forma mais completa!
Temos então o nosso modelo criado. Resta agora proceder às configurações necessárias.
Uma vez que a intenção é utilizarmos o nosso template em todos os projectos, é possível torna-lo por defeito para todos os projectos (para quando clicarmos em New, abrirmos o novo projecto com esse modelo). Para poder aceder à janela, clicar no “R” e na parte inferior em Options e na janela que surge clicar em File Locations. No campo Default Template File, localizar o template pretendido.
Se pretender usar outro modelo que não esse pré-definido, aceder a R>New>Project e na caixa de diálogo, seleccionar o pretendido.

4 comentários:

Luis V. disse...

Bom dia,
antes de mais quero dar os parabéns pelas recentes notícias neste blogue. No início ainda tentei acompanhar mas facilmente desisti... por razões óbvias! Neste momento, quero dar-vos os meus parabéns!

Relativamente a este tópico, gostaria de saber duas coisas: primeiro se é possível transformar um ficheiro *.rvt para um *.rte, uma vez que não tenho até à data um template; a outra questão é, como posso actualizar o meu template com as configurações que possa alterar.

Obrigado e continuação de bom trabalho

Fernando Oliveira disse...

Para converter um projecto para template podes fazer um "save as" para template, mas tendo o cuidado previo de apagar tudo o que esteja desenhado, e preferencialmente reduzir o numero de familias que estejam dentro do projecto. Posteriormente para acrescentar informação ao template, tudo depende do tipo de configurações que pretendes adicionar, se fizermos "copy paste" de um elemento entre projectos, as suas configurações são exportadas, também podemos utilizar a opção, "transfer project standards" e assim escolheres os estilos que pretendes passar de um projecto para o template.

Anónimo disse...

Olá amigo, parabéns pelo site. Se tiver como tirar uma dúvida sobre o template ficarei muito grato, como eu faço para transferir as configurações de um projeto para o outro assim com as famílias? Utilizei transfer project standards e nada acontece.
Obrigado

Décio Ferreira disse...

Olá anónimo,
num processo normal, isso funcionará, a não ser que se tenha verificado algum problema.

Quanto às famílias do tipo standard, terás que a carregar com copy/paste ou algo assim.

a versão 2012 do Revit tem agora uma opção de poder salvar automaticamente todas as familias standard numa pasta no computador.