É com este princípio que vou descrever como se faz uma etiqueta (Tag), que poderá ser utilizado em qualquer peça do nosso projecto (planta, corte, alçado, pormenor,…) e a qualquer objecto (porta, janela, parede, pavimento, cobertura,…), que servirá para indicar automaticamente a descrição do material aplicado a esse objecto.
Como devem saber, este objecto será uma família do tipo Standard. Os tipos de família de anotação são, na minha opinião, dos mais simples de executar.
Vamos lá?
- Aceder ao menu R>New>Family e, na pasta dos modelos (templates) de famílias (Metric Templates), aceder à pasta Annotations e seleccionar M_Generic Tag. Salvar esta família na biblioteca com o nome desc. material.
- No editor de família agora disponibilizado, poderá verificar que existem duas “linhas” (Ref Plane). A intersecção das mesmas indica o ponto de inserção do objecto no projecto. Aproximando à intersecção, vamos então fazer o recomendado na nota a vermelho (que deverá ser eliminada).
- No Ribbon, separador Create e painel Family Properties, clicar em Category and Parameters e na caixa de diálogo que surge, seleccionar Material Tags como Family Category.
- Clicar de seguida no OK e voltar ao ambiente de trabalho.
- Novamente no Ribbon, separador Create e painel Annotate, clicar em Label. Poderá alterar as configurações de alinhamento e dimensão com base nas opções disponibilizadas no separador contextual (tamanho da letra, tipo de letra, cor da letra, alinhamento horizontal e vertical, entre outros).
-Clicar de seguida o mais próximo da intersecção, à direita e na caixa de diálogo que surge, seleccionar o parâmetro pretendido, clicando duas vezes sobre o mesmo: Description.
- Depois de clicar no OK, volta ao editor de famílias onde, com os comandos de edição que julgar necessários, ajustar a sua colocação.
Para utilizar no projecto, proceda da seguinte forma:
- Depois de aberto o projecto, vamos então carregar a nossa família.
- Clicar em Insert e no painel Load from Library clicar em Load Family e seleccionar a família.
- Abra a vista que pretende inserir este objecto.
- Aceder ao separador Annotate, painel Tag e clicar em Material .
- No selector de tipo, seleccionar o tipo agora criado: desc. material.
- Clicar no componente que pretende aplicar o objecto. Poderá verificar que ao sobrepor o rato sobre as diferentes camadas que compõem o objecto, este apresenta a descrição registada nos materiais (se não tiver nada registado, aparecerá o símbolo ‘?’ que poderá ser editado directamente no projecto).
Sem complicações, simples e de possível aplicação a qualquer objecto, aqui temos a nossa etiqueta!
A grande vantagem desta simplicidade de criação deste tipo de objecto é ser igual para todo o objecto do mesmo tipo (áreas de divisões, cotas altimétricas, representação dos pisos em Alçados e cortes,…).
Este é mais um dos objectos que devem constar no nosso modelo (Template) para estar sempre disponível em próximos projectos.
8 comentários:
Explicação simples e objectiva, que toda a gente entende....Parabens....
Abraços
JB
Obrigado!
O objectivo destes posts é mesmo isso: serem simples, objectivos e essencialmente práticos! Tal como o processo de trabalho em Revit.
Este procedimento é em tudo semelhante a quase todas as etiquetas de anotação.
e quando o Simbolo "?" não se deixa editar, directamente no projecto.
parabens pelo blog
Obrigado
Olá Luciano,
o tipo de parâmetro qa seleccionar permite a edição directa no projecto. Confira por favor na família se seleccionou o parâmetro respectivo.
Olá boa tarde.
Faz muito tempo que deixei de frequentar este blogue pois caiu no esquecimento de quem o fundou!
No entanto, vejo que o Décio reanimou as hostes... a quem dou os parabéns pois não diria que elevou a qualidade, pois não há comparação possível ao que era dantes. Como tal, provavelmente irei fazer alguns comentários aos outros tópicos interessantíssimos que por aqui existem.
Começo por este...
Esta etiqueta é possível colocar em qualquer objecto para sabermos qual o material aplicado? Seja em planta, corte ou alçado?
Obrigado
Jorge Dias, arq.
Caro Arq. Jorge,
por vezes os motivos profissionais fazem com que seja difícil mantermos a dinâmica pretendida em todas as frentes, mas a vontade por vezes da-nos destas coisas.
Quanto à sua questão, outra coisa não seria de esperar do Revit. É claro que sim, que se consegue e sem qualquer tipo de ptoblema utilizar emta família em qualquer vista e para qualquer objecto, sem qualquer tipo de alteração
Olá,
E se porventura quiséssemos substituir o nome do material por um numero indicativo remetendo a uma tabela? como proceder? keynote?
Em resposta ao Lopes1979; podes personalizar uam tag com parametro type mark em vez da designação, e ai já obténs o que pediste. Pois nas tabelas o numerador dos materiais será também esse type mark.
Enviar um comentário