Uma das principais preocupações quando iniciamos o nosso processo de modelação em Revit é termos atenção a pormenores essenciais; aquilo que chamo de "pormaiores".
Neste caso vou tentar explicar alguns aspectos que julgo importantes na criação de paredes.Na criação de um tipo de parede, é possível definirmos as várias camadas que compõem a mesma (botão Edit do parâmetro Structure):
Nesta janela, um dos parâmetros mais importantes a ter em atenção é o Function. Nesse parâmetro devemos escolher a função construtiva do componente apropriada. Às diferentes funções disponibilizadas correspondem números que servem para estabelecer prioridades de intersecção com outros componentes de outros objectos: quanto menor for o número, maior é a prioridade.
Com os esquemas seguintes, podemos verificar os diferentes comportamentos em relação às prioridades:
Se repararmos, do desenho da esquerda para a direita não houve alteração das prioridades mas sim da localização dos componentes que se encontram dentro do Core (núcleo). Esta situação possibilita-nos uma maior possibilidade e flexibilidade de intersecções de componentes entre diferentes objectos.Com os esquemas seguintes, podemos verificar os diferentes comportamentos em relação às prioridades:
No exemplo em baixo podemos verificar outras possibilidades de intersecção agora entre uma parede e uma laje de pavimento.
Se alterarmos a posição do isolamento térmico (colocando-o fora do Core), e mantendo a mesma prioridade [3], este é interrompido pela camada de enchimento da laje (com prioridade [2]).
Simples, mas que no final irá demonstrar-se muito eficaz!
2 comentários:
Parece-me um pouco confuso isso das prioridades, mas também com alguma prática julgo ser intendível.
Uma dúvida que me surgiu: e se quiser fazer uma parede com uma área em pedra, tipo embasamento? Ou azulejos numa IS?
Jorge Dias, arq.
Caro anónimo,
essa questão pode ser resolvida de várias formas: ou através da edição do tipo de parede, introduzindo uma nova camada; utilizando uma parede do tipo Stacked Wall; utilizar uma segunda parede encostada a outra; urilizando a ferramenta Split Face.
Enviar um comentário