Está mais que provado pela nossa prática que estes, quando possíveis, representam a forma mais rápida de accionarmos as funções pretendidas, sejam elas também do Revit Architecture.
No caso do Revit Architecture, é também possível a sua personalização.
Antes de percebermos como se personalizam esses atalhos, vamos olhar para os tipos possíveis de configurar.
* Ctrl+carácter – normalmente associados às funções básicas de edição e gestão de ficheiros (comuns na maioria dos programas). Para a sua utilização basta pressionar em simultâneo a tecla Ctrl e o carácter indicado. Uma vez que estes obedecem a uma normalização comum a vários programas, estes não podem ser personalizados.
* Sequência de carateres – geralmente composto por dois caracteres alfanuméricos, estes podem ser personalizados pelo utilizador. Ao contrário do AutoCad, não é necessário clicar no Enter para dar a ordem do comando uma vez que a função respectiva é accionada automaticamente após ser digitado o último carácter.
* Teclas de Função – F1 a F12 e também personalizáveis
Estes atalhos personalizáveis são gravados num ficheiro que existe na pasta do programa: KeyboardShortcuts.txt
Em todas as versões do Revit Architecture, a sua personalização é possível através da edição do ficheiro referido.
Na versão 2010 também é possível através da instalação do Advanced Autodesk® Revit® Architecture 2010 Subscription Release Pack (disponível apenas para os clientes com subscrição).
Já na versão 2011, a sua personalização também poderá ser feita também acedendo ao menu “R”>Options
A sua personalização, seja qual for das formas, é extremamente simples. No entanto, recomendo sempre uma cópia de segurança do original caso algo corra menos bem.
Para criar ou modificar um atalho correspondente através da edição do ficheiro KeyboardShortcuts.txt
* Abrir o ficheiro KeyboardShortcuts.txt
* Localizar a função a definir ou alterar o atalho
* Digitar a sequencia de caracteres entre aspas (como estão definidos os outros) pretendidas – se pretender associar uma tecla de função, remover as aspas e digitar a tecla F seguida do número pretendido.
* No final de tudo alterado, gravar o ficheiro
Se estiver a criar um novo, eliminar o sinal “;” inicial (este transforma o conteúdo e, comentário apenas). Este ficheiro poderá ser transferido para qualquer computador e automaticamente é assumido (terá sempre que reiniciar o programa).
Para criar ou modificar um atalho correspondente através da janela de edição (versões 2010 e 2011), torna-se mais “amigável”, uma vez que é feito através de uma caixa de diálogo.
* Aceder à funcionalidade (ver acima qual a versão e forma de aceder)
* São disponibilizadas algumas possibilidades de filtragem para mais facilmente indentificarmos a funcionalidade pretendida (em Search poderá procurar a função pretendida; Em Filter poderá filtrar por grupos)
* Em Assignments, seleccionar o comando, em Press new keys introduzir a sequencia de caracteres para atalho e clicar em Assign (cada função poderá ter mais do que um atalho; basta repetir este passo novamente).
* Se pretender eliminar um atalho, basta selecciona-lo e clicar na tecla Remove.
* No final, fazer OK.
Também tem a possibilidade de importar e exportar estas configurações para poder transporta-las para outros computadores.
Versão para versão do Revit, estes ficheiros poderão ter que ser reajustados, uma vez que para além da implementação o friso (Ribbon) na versão 2010, na versão 2011 alguns dos comandos mudam de sítio (de separador).
4 comentários:
olá...
já tive por lá passei quando desliguei o project browser sem querer:) Atalho PB, está resolvido.
A parte do gravar é que vai ter que ser revista.
cptos
anibal
ja coloquei dois ou tres comentarios que não foram sequer publicados e muito menos respondidos.
imagino que a falta de tempo seja o problema mas.........
obrigado na mesma.
è mesmo falta de tempo, mas já foi reposto, e os comentários ficam para o feriado ;)
Olá Anibal,
se não o conhecesse dificilmente acreditaria que teria chegado ao ficheiro de configurações :) Persistência é algo que o caracteriza :)
Também tem outra hipótese: separador View, painel Windows e em User Interface, seleccionar a opção Project Browser
Enviar um comentário