Para isso, vou modelar, por exemplo, a base de um copo. Essa, por sua vez, terá um material associado ao objecto e outro acabamento apenas à face superior (contrariando assim a configuração do material atribuído ao sólido).
Mãos à obra…
- Para iniciarmos o processo de criação da família, vamos utilizar o template Metric Generic Model.rft. Com base numa extrusão, modelar um cilindro com 7cms de raio. Atribuir uma espessura de 5 mms.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgppirAgQwFPwHhyphenhyphenpnMceJKAJRI95go_1saG7gGu3DqINGyXTc2wjprUdoSHCna1WPxA2rS3KcIIoyWqAIFU2TBuIhq1KScvGTKheBc2c47EhbMXpwdaQvhfYcuqgn9OmHD6VfO/s400/im1.png)
- Aplicar um parâmetro de material ao objecto, para que permita a posterior parametrização do mesmo, e atribuindo o nome “Base”.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhTxa46Md9Rv6kMp3YrweDXXXSYyVE63xHE_gTdgIPWAZM0ijFRV3c6xNQDCCU0HF4BE2Dc9io5YXfG3x7WivLKssRESd57rUOlJ_G1bdE6Qp-GA-74FbCbjhMQVnTCc5eYlOlJ/s400/im2.png)
- No separador Create, painel Family Properties, clicar em Types e criar um novo parâmetro de material, atribuindo o nome de “Acab. Superior”. Ter em atenção ao tipo de material (se seleccionado Material - Type of Material).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjKNTkUiX6qX_YD1jcUt6FmyHJAmZKMjmI2ikButzCsfYD2fOrQw0qi1TX4R9oCcsUlxbavShHOZtSnHkwR47hEEB3JEN8D0zLWZ7ZPe8gbs9IIdzzjBbfuiprzwJIW106KsjzH/s400/im3.png)
- No separador Modify, painel Edit Face, clicar em Paint e no Selector de Tipos, seleccionar o parâmetro criado anteriormente. Depois de seleccionar, aplicar à face pretendida do objecto.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjSwniXGz0mdrEA1Wp4OaIf2iULIO10Lpd9sOTxpQj012YlMLkMPMTPkAsZo8RVkA-VJJ9N0v1DcjHlc81VaHreebPKfFWZqh9HU-D8phTsIhUZLD-p_6m_nsysWkRUm5rsevsL/s400/im4.png)
E pronto, processo terminado!
Agora é só carregar a família para o projecto e utilizar a família como entender.
Se aceder às propriedades do mesmo, poderá verificar que acedemos aos dois parâmetros: do objecto e da face superior.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhHWEC01eAWIX7Nam75EksyAnXx-jRsf8VNa8Cx_9cPCFToLDkuEH-vdxnz8FBVGlp5pBfNBPLZnBaxesWHLe6qL4XqpcSnyiGliUQakCTBJUCBJofGM2IRkCYKs1_Cv4-Mf0gM/s400/im5.png)
Com um pouco de criatividade e desenvolvimento do projecto, este objecto poderá ser mais composto e poderemos obter um resultado semelhante ao seguinte.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEifpiO9Q168CjZUm-lNFZnS5YgeU_IzdtTWG0zTcm7Cfic6FGskIzr1v8lSdXo1yYjWNs-naRGCUQcgyr6e7JKYJP__sIzgPxFfi9MTzICYsvgJZWu8QPVyNvmAUC8ZiBuraCTD/s400/render2.jpg)
o material do objecto está com uma côr vermelha e o acabamento superior com reflexo)
Simples e extremamente útil :)
5 comentários:
Mesmo muito interessante este tópico!
Tão simples que até chateia; ainda há quem ache que trabalhar em Revit é difícil...
E já agora, o render também foi feito no Revit?
Continuem assim com esta qualidade de tópicos!
Obrigado pelo apoio. Com estes apoios torna-se mais fácil proceguir com os nossos projectos :)
Todas as imagens apresentadas, bem como os objectos foram modelados em Revit: base do copo, superfície e copo... e terminando com o render do resultado final! Tudo Revit :)
Olá Décio,
quero dar-lhe os parabéns pela excelente dica! Há imenso tempo que gostaria de fazer algo semelhante e nunca me tinha ocorrido que poderíamos criar primeiro o parâmetro e de seguida aplica-lo com o Paint! Até á data, fazia sempre com uma pequena película.
Muito bom trabalho...
PS: para quando dá uma formação avançada de Revit em Coimbra? A sua inicial excedeu as expectativas e é preciso seguir em frente com os melhores!!
Boa tarde anónimo,
esta resposta ao tópico foi falha minha, pois passou-me ao lado ;)
Relativamente à formação, tenho dado e em Coimbra; se precisar de alguma informação mais específica, envie-me um mail.
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