10.10.09

Vertical ou não?

Pois, um dos grandes problemas de quando se criam as famílias é sabermos se estas devem ser sempre verticais ou não.
Mas… onde se poderá definir esse comportamento?

Neste exemplo vou utilizar uma família do tipo SITE (para onde foi importado um modelo desenvolvido em Sketchup).


Ao introduzirmos esta família no projecto, este tem um comportamento não desejado no plano inclinado, isto é, fica parte do carro dentro do objecto anfitrião (laje inclinada – estrada).


Esse é um parâmetro definido na família; para podermos corrigir esse parâmetro, editar a família e no separador Create, painel Family Properties, clicar em Category and Parameters. Na caixa de diálogo que surge, retirar o visto no parâmetro Always Vertical (este parâmetro faz com que a família fique sempre na vertical; útil, por exemplo, para os postes de electricidade que devem ser geralmente na vertical).


Voltar a carregar a família para o projecto e confirmar a sua posição.


Simples :)

4 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde Arq. Décio,

antes de mais quero felicitá-lo pela dinâmica que criou neste blogue que... prometeu mas não cumpriu!
Vejo, finalmente, neste momento o blogue como uma referência à minha aprendizagem e à continuidade da excelente formação que tive consigo em Coimbra. (fica a referência para quem quiser aprender realmente a trabalhar em Revit: Edicad, Coimbra. Aprender com os melhores para sermos melhores que eles :) )

Aprendi nestes últimos postes o que precisava para voltar a acreditar no Revit, pois pequenas coisas que julgava impossíveis tornam-se tão simples!
Fez-me repensar no que na altura me disse relativamente à formação e ao Revit: é demasiadamente simples e que é tudo um processo de evolução, sendo o processo algo penoso para quem tem vícios de desenho em AutoCAD!

Deste tópico, finalmente percebi como alterar o comportamento que existe em mesmo muitas famílias, pois há muito que precisava disso...: tão simples que até chateia!

Ah, e belo exemplo este em que utiliza o (seu) carro como modelo ;)

Forte abraço e continuação...que cá estamos à espera de mais dicas.
Bom trabalho,

Alberto

Décio Ferreira disse...

Caro Alberto,

antes de mais quero agradecer as suas palavras e reconhecimento.
Quero também referir que nas formações não se ensina apenas, mas também se aprende, pelo que em todas as formações acabo sempre por aprender muito :)

Este tópico reforça, mais uma vez aquilo que costumo dizer! É muito fácil modelarmos os nossos objectos, configura-los e personalizá-los... muito mais que outros que se dizem idênticos ao Revit :)

Anónimo disse...

BOas novamente!

Interessante dica sim senhor! Sim, porque se para os postes de electricidade e outros objectos essa opção é válida e muito útil, também é verdade que para carros não é de todo desejável!

Boa dica sim senhor

Jorge Dias, arq.

Jomar Filho disse...

Muito boa partilha.