19.10.09

Continuação da personalização do modelo

Uma vez que as configurações dos objectos não serão feitas todas de imediato, torna-se necessário actualizá-las e acrescentá-las em função das necessidades e novas exigências.
O que é importante ter presente para essas actualizações é que sempre que se quiser acrescentar (ou alterar) novas configurações, basta para isso abrir o ficheiro Modelo.rte e proceder às mesmas.
Também pode haver necessidade de transferir essas configurações de um projecto para outro: famílias de sistema, configurações, entre outros objectos. A funcionalidade a utilizar é a mesma, caso se trate de os passar de um projecto para o modelo ou para outro projecto.

Vamos à prática?

Caso pretenda, por exemplo, passar uma família de sistema ou configuração (Materials, Object Style, Line Weight, Wall…) de um projecto para outro, ou neste caso, para o seu template, basta ter ambos abertos e, a partir do ficheiro Modelo.rte, aceder à funcionalidade Manage>Transfere Project Standards, surgindo a seguinte caixa de diálogo:

Na caixa de diálogo apresentada, no campo Copy from, seleccionar o projecto (entre os vários que se encontram abertos) que contém os tipos a importar; da listagem de categorias apresentada, basta seleccionar/desmarcar as configurações pretendidas e clicar em Ok. Caso existam objectos ou configurações já existentes, surge a seguinte caixa de diálogo:
Através dos botões disponibilizados, poderemos optar por substituir os existentes (Overwrite), apenas importar os tipos inexistentes (New Only) ou então cancelar a operação (Cancel).

Se pretender copiar apenas um tipo específico de uma determinada família de sistema de um projecto para o modelo, seleccionar no Explorador de Projecto do projecto o tipo que deseja copiar, clicar com o botão do lado direito do rato e escolher a opção Modify>Copy to Clipboard e, depois, no Modelo, seleccionar a opção Modify>Paste (ou outra, dependendo do pretendido).

5 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia,
Quero dar os parabéns por este blogue.

Costumo utilizar esta função para actualizar o modelo, ou até mesmo o projecto. No entanto, nem todos os objectos são actualizados.
Por exemplo, a representação dos cortes.

Abraço e bom trabalho

Décio Ferreira disse...

Esse tipo de objecto, com requer uma configuração de um sub-objecto (as famílias que por sua vez dão forma à representação), não são transferidos.

No entanto, e no caso da representação do corte, as operações de copy vs paste funcionam na perfeição!

Simples e à mão de semear :)

Anónimo disse...

Olá,
tive um pequeno problema na actualização do meu template para a versão 2009 e 2010, nomeadamente as pessoas e carros.

A que se deve este problema?

Fernando Oliveira disse...

Que tipo de problema concretamente, e refereste à mudança da versão 2008 para a 2009,é que se assim foi, possivelmente o problema tem a ver com a mudança do motor de render do Revit.

Décio Ferreira disse...

Olá anónimo,

pela descrição que referiu, creio que o problema se prende efectivamente com o novo motor de render adoptado desde a versão 2009.

Assim, sugiro que redefina as famílias Entourage, planting e todas as que utilizam a tecnologia RPC para as que existem na versão do Revit que está a actualizar.
Se a actualização for feita a partir da versão 2009, este problema não se coloca; no entanto, se for desde a versão 2008 esse problema não se coloca.