25.9.13

Folha de Impressão paramétrica

Um aspeto importante para quem desenvolve projetos de arquitetura em qualquer programa, é a necessidade de criação da nossa folha de impressão de acordo com as nossas normas do gabinete: rótulo, logótipos, informações, entre outras. É um assunto simples de resolver, mas que muitos me têm questionado de qual a melhor forma de a fazer. Não há receitas para tudo e todos, mas aqui fica uma boa dica.
 
Não vamos criar o rótulo da folha (com indicação do nome do cliente, morada, fase do projeto, designação da folha, entre outras informações), mas sim apenas parametrizar todo o limite da folha. Ter também em atenção que além dos tamanhos pré-definidos, existe também a necessidade de aumentar a folha para outras dimensões não Standard. Muitos dos utilizadores aumentam o comprimento da folha para o tamanho em função do pretendido, enquanto outros preferem aumentar em função do incremento de um módulo de um determinado valor.
 
Vamos então criar uma folha para impressão?
 
Para que seja possível criar essa folha, vamos abrir um modelo (Template) respetivo. Aceda ao menu “R”>New>Title Block.
 
 
Apesar de irmos criar uma folha com formatos universais (A0, A1, A2, A3 e A4), vamos iniciar com base no formato A2; nesse sentido, selecionar o modelo A2 metric.rft (poderá criar qualquer formato que pretender, alterando os existentes ou iniciando com o modelo New Size metric.rft).
 
 
Antes de executar qualquer alteração, sugiro que grave o ficheiro, atribuindo um nome de fácil identificação: Folha.
Através das ferramentas disponíveis, desenhar a margem da folha de acordo com o pretendido; utilizar os comandos de edição que achar conveniente (Move, Copy, Offset,…). Sugiro a seguinte representação:
 
Vamos agora atribuir alguma parametrização à margem da folha. Iremos dividir a parametrização em 5 etapas:
  • Criação dos parâmetros e constrangimentos necessários;
  • Teste dos parâmetros criados;
  • Parametrização avançada da folha;
  • Teste da parametrização;
  • Criação dos Tipos de folha pretendidos;
Na primeira etapa, vamos criar os parâmetros mais imediatos e pretendidos, isto é, parâmetros para poder alterar o comprimento e altura, bem como parâmetros de visibilidade de alguns objetos, caso não pretendamos que eles sejam visíveis (por exemplo, as indicações das dobras na horizontal e vertical e as linhas das margens). Comecemos pelos parâmetros de dimensão; para isso, e uma vez que os parâmetros de dimensão são atribuído aos elementos Cota, começamos por cotar a nossa folha de acordo com a imagem anterior.
 
Após efetuada a cota, selecionar a correspondente ao comprimento da folha, e na Barra das opções clicar em Label e selecionar a opção Add parameter….
 
 
Na caixa de diálogo que surge, atribuir o nome Comprimento e definir este com um parâmetro do Tipo.
 
 
Criado o parâmetro, teremos o seguinte resultado.
 
 
Uma vez que os parâmetros de comprimento são criados da mesma forma, criar os seguintes aos objetos respetivos:
  • Altura;
  • Lombada;
  • Margens
Uma vez que temos 3 cotas correspondentes às Margens, é apenas necessário a criação de um parâmetro e associar às três esse mesmo parâmetro.
 
 
Teremos então o seguinte resultado.
 
Uma vez que pretendemos também que as cotas correspondentes às dobras na altura, basta selecionar as duas cotas e clicar nos cadeados correspondentes.
 
Ainda nesta primeira etapa, vamos também criar os parâmetros de visibilidade, ou seja, do tipo Yes/No. Como o próprio nome indica, este tipo de parâmetro permite ligar ou desligar os objetos associados ao parâmetro.
Para isso, selecionar a linha da dobra da lombada e nas Propriedades da Instância, clicar no ícone quadrado à direita do parâmetro Visible.
 
Na caixa de diálogo que surge, clicar em Add parameter… e na nova caixa de diálogo definir as propriedades do mesmo. Depois de criado o parâmetro, clicar em Ok até voltarmos à área de trabalho. Atribuir este novo parâmetro às dobras correspondentes ao comprimento da folha.
 
 
Ainda com este tipo de parâmetro, atribuir às margens também o parâmetro com o nome Margem.
 
Passamos então à segunda etapa: testar a consistência dos parâmetros criados. Para isso, no separador Create, clicar em Family Types.
 
Na caixa de diálogo é possível acedermos aos parâmetros que criámos, podendo assim testar os mesmos com valores.
 
Após alterar os valores, clicar em Apply e confirmar que a folha altera para o tamanho inserido.
 
Seguimos para a terceira etapa: parametrização avançada da folha? É nesta etapa que vamos elevar a complexidade da família, através da criação de parâmetros que nos auxiliarão a parametrizar a mesma, sendo possível ou aumentar as dimensões da folha de forma modular ou com uma medida qualquer atribuída. Além da criação de parâmetros, iremos definir fórmulas para que o aumento das dimensões seja respeitado.
Neste caso, e uma vez que os parâmetros não estarão associados aos objetos, estes devem ser criados diretamente na caixa de diálogo Family Types.
 
Os parâmetros que iremos criar são:
  • Modular – parâmetro do tipo Yes/No que irá permitir que se ative ou não a alteração das dimensões da folha através de um módulo;
  • Modulos Verticais – parâmetro do tipo Integer que irá permitir definir o número de módulos a acrescentar na vertical;
  • Modulos Horizontais – parâmetro do tipo Integer que irá permitir definir o número de módulos a acrescentar na horizontal;
  • Dim_Comprimento – parâmetro do tipo Lenght que irá permitir controlar que o comprimento quando não definido pelos módulos;
  • Dim_Altura – parâmetro do tipo Lenght que irá permitir controlar que a altura quando não definida pelos módulos;
Assim, ainda na caixa de diálogo, clicar em Add… para adicionar o parâmetro e na nova janela definir as propriedades do parâmetro.
 
Ter em atenção que caso o Tipo de Parâmetro seja mal definido, este terá que ser eliminado e criado novamente uma vez que , depois de criado, não é possível a sua alteração.
 
Criados todos os parâmetros, teremos o seguinte resultado.
 
Para que a parametrização fique terminada, teremos que condicionar os parâmetros Comprimento e Altura a serem alterados ou pela indicação do número de módulos ou pelo valor indicado em Dim_Comprimento e Dim_Altura. Ou seja, teremos que indicar:
 
Se o parâmetro Modular estiver ativo, o valor do parâmetro Comprimento será definido pelo produto entre o número de módulos e a dimensão do módulo, caso contrário será o valor definido no parâmetro Dim_Comprimento.
 
Relativamente ao parâmetro Dim_Altura, o raciocínio mantém-se.
 
Para esta situação, teremos que usar uma função: IF.
Ou seja, a estrutura da função será a seguinte:
 
IF(condição,resultado_se_verdadeiro,resultado_se_falso)
 
Em que, e para a condição do parâmetro Comprimento:
  • Condição – Modular (ou seja, estar activo)
  • Resultado_se_verdadeiro – 185 mm * Modulos Verticais + 25 mm (ou seja, se o parâmetro Modular estiver ativo, multiplicar o valor definido pelo número de módulos verticais e multiplicar pelo valor do módulo);
  • Resultado_se_falso – Dim_Comprimento (ou seja, se o parâmetro Modular não estiver ativo, será utilizado o valor definido no parâmetro Dim_Comprimento);
Ter em atenção que os nomes dos parâmetros têm que ser inseridos exatamente iguais como os nomes quando da criação, incluindo as letras maiúsculas.
 
Feito isto, teremos a seguinte fórmula:
 
IF(Modular, 185 mm * Modulos Verticais + 25 mm, Dim_Comprimento)
O valor do módulo a aplicar no Comprimento será de 185mm.
A fórmula terá que ser inserida de acordo com a imagem seguinte.
 
 
Uma vez que a lógica do parâmetro Altura mantém-se, teremos a seguinte fórmula.
if(Modular, (297 mm / 2) * Modulos Horizontais, Dim_Altura)
O valor do módulo a aplicar na Altura será de 297mm.
 
Teremos como resultado final o seguinte.
 
 
Terminada esta etapa, passaremos para a quarta, isto é, tal como já fizemos anteriormente, testar se a folha terá o comportamento desejado.
 
Assim, e para terminarmos, nesta quinta etapa, iremos definir logo os tamanhos das folhas Standard:
  • A4 – 210mmx297mm
  • A3 – 297mm x 420mm
  • A2 – 420mm x 594mm
  • A1 – 594mm x 841mm
  • A0 – 841mm x 1189mm
  • Modulo 4x2
Para isso, clicar em New… e depois de atribuído um nome para o Tipo, alterar as propriedades de acordo com o pretendido.
 
Assim, teremos o seguinte resultado.
Temos, assim, a nossa folha perfeitamente parametrizada, podendo esta assumir qualquer comprimento ou altura, ou então ser aumentada através da definição do número de módulos necessários.
 
Bom trabalho!
Cumprimentos REVITianos :)
 

18 comentários:

Anónimo disse...

Boa Décio,
finalmente tenho uma folha perfeitamente paramétrica; tanto aumento o tamanho pela dimensão como por módulos.

E sempre me disseram que tinha que ter duas famílias.

Obrigado.
Abraço

Unknown disse...

Impecável :)

Décio Ferreira disse...

Basta um pouco de imaginação para que possamos tornar tudo ainda mais paramétrico... neste caso uma simples folha.

raquel cagnoni disse...

Gostaria de saber como travar o texto no carimbo da folha, pois quando carrego a família da folha o texto muda de posição em cada tamanho diferente que ajusto a folha! Alguém sabe como me ajudar?

Décio Ferreira disse...

Bom dia Raquel,
para que o carimbo não saia da posição pretendida, faça o seguinte:

1. crie todo o carimbo no canto da folha pretendido;

2. crie um grupo com todo o carimbo;

3. utilize uma das linhas desse carimbo para bloquear (lock) o mesmo aos lados da margem;

Assim funciona na perfeição!

Bom trabalho

Filipe Santos disse...

Boa tarde,

este post está mesmo muito bom. Obrigado e parabéns.

Apenas tenho algumas dúvidas em relação ao rosto. Se algum projeto requerer a alteração do mesmo verei os problemas que poderá vir a dar.

Tenho é uma questão e gostava de saber se alguém me pode ajudar a parametrizar de alguma forma o rosto em termos de nomenclaturas, datas, escalas etc...

Cumprimentos

Filipe Santos disse...

Este post está muito bom. Obrigado e parabéns.

Gostaria de saber se alguém me pode ajudar numa questão. Eu gostava de tornar o rosto da folha, em termos de escalas, datas e nomenclaturas, etc.. alterável automaticamente. Será que saberão algumas dicas para me ajudar?

Obrigado

Décio Ferreira disse...

Caro Filipe,
Adicionei recentemente um novo artigo em continuidade deste sobre coo criar um rosto.

Anónimo disse...

Boa tarde, gostaria de saber se existe a possibilidade de criar uma tag para o tamanho da folha, e se tem como criar uma tabela de desenho deste tipo:

A1 - Planta baixa
A2 - Planta de cobertura
A1 - Detalhes

Décio Ferreira disse...

Olá Anónimo,
da tag que se refere, confesso que não entendi. Consegue explicar melhor?

QUanto à tabela, basta aceder ao separador View, separador Create e em Shchedule/Quantities podes selecionar a opção Sheet List e para os parâmetros da tabela basta escolheres Sheet Number e Sheet Name

Blogs Espaço 21 disse...

Olá, estou com essa mesma dúvida que a Raquel teve no ano passado:

"Gostaria de saber como travar o texto no carimbo da folha, pois quando carrego a família da folha o texto muda de posição em cada tamanho diferente que ajusto a folha! Alguém sabe como me ajudar?"

Eu entendi a sua resposta, mas não sei como bloquear a linha do selo à linha da margem. Você poderia me ajudar?

Obrigado!

Bruno Cabral disse...

Boa Postagem!! só que tive um problema, não tenho experiencia em criar famílias e na hora de colocar o cálculo -

IF(Modular, 185 mm * Modulos Verticais + 25 mm, Dim_Comprimento)

Não deu certo! acredito que seja porquê meu Revit é em Português, Dim_comprimento foi o problema o Dim deve estar traduzido! e não achei a solução, podes Ajudar ?

Vera Aparicio disse...

Bom dia,

Queria agradecer a partilha, apesar de já ter sido publicado em 2013, é bastante útil e de fácil compreenção para quem quer criar uma folha paramétrica. Obrigada!

Bruno Rochete disse...

Sempre que imprimo a margem do lado direito nunca sai. O que devo fazer ?

Décio Ferreira disse...

Olá Bruno,
Resposta bem tarde mas não sei como me passaram estes comentários todos.
Desculpa pelo atraso.

Tens que confirmar com a tua impressora qual a margem que ela necessita de impressão. Também o que pode acontecer é centrares a impressão e ele não imprimir a linha de fora.

decio

Décio Ferreira disse...

Olá Vera,
sempre vai a tempo; é tudo uma questão de perceber como o Revit funciona e puxar pela imaginação :)

Obrigado
decio

Décio Ferreira disse...

Bruno,
não tem importancia o facto de ser portugues ou inglês; tem sim a ver que os parâmetros são case sensitive, ou seja, tens que ter em atenção se estás a usar letas maiúsculas ou minusculas.

Décio Ferreira disse...

Blogs Espaço 21,
para isso bastará utilizar o comando ALIGN :)