12.8.13

Criar parâmetro para organização do Navegador de Projeto – Project Browser

Há muito que não paro por estes lados, mas o excesso de trabalho assim obriga! Mas, cá fica mais uma dica...
 
 
Coincidentemente ou não com o facto de estar ultimamente a desenvolver trabalhos de formação e consultadoria em áreas que vão além da Arquitetura (estiquei-me à Estrutura e ao MEP), tenho sido solicitado várias vezes com a necessidade de organização do Project Browser uma vez que este cresce exponencialmente face ao desenvolvimento do trabalho e sua complexidade.
Como tal, aqui fica mais uma nota...
 
A criação de novos parâmetros num projeto é uma das grandes mais-valias que o Autodesk® Revit® tem, uma vez que permite associar mais informação aos objetos que compõem o nosso projeto. Além desse objetivo, é também possível inserirmos um parâmetro para nos ajudar na organização do nosso projeto.
Existem dois tipos de parâmetros:
  • Parâmetros de Projeto – Project Parameters
  • Parâmetros Partilhados – Shared Parameters
 
 
Podemos cria-los diretamente no separador Manage, painel Settings, em Project Parameters. Ao clicar em Add, somos solicitados para a seleção e criação do parâmetro; neste caso, iremos criar um parâmetro de Projeto: Project Parameter. Em Name definimos a designação do parâmetro: Tipo Modelo. Este será um parâmetro de texto, associado à instância (Instance) e será associado apenas à categoria View.
 
 
Após clicar em OK e voltarmos ao ambiente de trabalho, é possível confirmar que a partir de agora todas as vistas têm este parâmetro que poderá ser preenchido de acordo com o pretendido. 
 
 
Uma vez que este parâmetro foi criado com o intuito de organizar o Navegador de Projeto por Tipo de Modelo – se Analítico ou Normal (refere-se à organização do Autodesk® Revit® Structure)– resta agora proceder ao preenchimento de acordo com o pretendido.

Efetuado todo o preenchimento do parâmetro, resta apenas proceder à ordenação do mesmo. Na parte superior do Navegador, temos a organização aplicada ao mesmo: View (all). Sobre essa descrição, clicar com o botão direito e clicar sobre a opção Browser Organization….
 
 
Para criar uma nova organização, clicar em New e após a definição de um nome, iremos proceder à sua configuração no separador Grouping and Sorting. Assim, iremos agrupar primeiro por Family and Type, depois por Tipo Modelo. No final iremos definir que a ordenação será efetuada por cota do Piso e de ordem descendente.
 


Clicado em OK, passamos a ter o Navegador organizado.
 
As vistas que estão identificadas com o símbolo “?” refere-se a vistas que não têm qualquer tipo de inscrição no parâmetro criado, bastará simplesmente preencher o mesmo para que este fique logo agrupado no Tipo Modelo pretendido.
 
Assim, e como resultado no Autodesk® Revit® Structure, poderemos ter a seguinte organização, onde estão agrupados os tipos de modelo, isto é, o Modelo Normal (sem visualizarmos os eixos analíticos) e o Modelo Analítico (onde apenas acedemos ao modelo analítico gerado pela modelação do nosso projeto).
 

Outra organização que podemos realizar para o Autodesk® Revit® Architecture é, por exemplo, a seguinte, onde além de organizado por fases de projeto (existente, proposta e telas finais), temos também a separação dos desenhos de Amarelos e Vermelhos e Projeto propriamente dito.


E para que possamos colocar um exemplo de todas as vertendes do Autodesk® Revit®, resta-nos para o MEP, sugerindo a separação por especialidades, isto é, arquitetura, AVAC, Esgotos, Iluminação, Potência, Águas (poderiam ser criados outros, tais como incêndios, gás, gases perigosos, entre outros).

 
Não pretendo desta forma referir que apenas se consegue este tipo de configuração; pretendo apenas realçar a capacidade que temos em mãos para podermos organizar o nosso Project Browser. Na versão 2014 do Autodesk® Revit®, as opções disponibilizadas são maiores pelo que facilita ainda mais essa possibilidade.
O mesmo é possível também em relação às folhas de impressão.
 
Bom trabalho, REVITianos...




7 comentários:

Unknown disse...

Muito boa ilustração sempre a considerar Mestre Decio

Anónimo disse...

Não precisa ser um parâmetro Shared?

Décio Ferreira disse...

Obrigado caro Sérgio

Anónimo, não precisa ser Shared uma vez que não preciso dessa informação em etiquetas (tags) ou noutro tipo de exportação. Este servirá apenas para organizar o Project Browser.

Duarte Próspero disse...

Boa noite. Estou a fazer um projecto de reabilitação de um edifício na baixa de Lisboa.
Os vãos das janelas são muito irregulares, e precisava de saber como fazê-los/se é possível fazer.

Décio Ferreira disse...

Olá Duarte,
para desenvolver as janelas, é imperativo saber de criação de famílias.

assim, e uma vez que é uma informação muito longa, sugeria que fizesse uma formação em Revit avançado, em que a criação e famílias seja parte integrante da mesma.

Se procurar na internet, com certeza terá muita informação sobre como fazer famílias.

Unknown disse...

olá Décio,
fiz executei todo tutorial, mas não estou conseguindo levar para o projeto, peço uma nova prancha, escolho o tipo, porém ela não aparece.
Você tem alguma sugestão???

Décio Ferreira disse...

Olá Marconi,
Resposta bem tarde mas não sei como me passaram estes comentários todos.
Desculpa pelo atraso.

Não percebi a questão. O que não está a conseguir levar para o projeto? O parâmetro é criado diretamente no projeto.
Pode explicar mais e melhor?

Decio