Foi preciso uma semana para voltar a pensar e a ter tempo para publicar mais novidades :)
Há muito tempo que temos discutido, não só por aqui mas também no fórum RevitPt, o controlo da visibilidade de um Void. Para quem já tentou, facilmente se apercebeu que não é possível…
Mas… “I got the Picture” :)
Generalizando, vamos por partes. Vamos iniciar uma família do tipo Metric Generic Model.rft.
Vamos começar por construir o painel que irá corresponder, por exemplo, a uma porta (este poderá posteriormente inserido numa família da porta (família aninhada – nested family). Não vou descreve exaustivamente estas operações, mas apenas criei 3 parâmetros: comprimento, altura e espessura.
Criados os parâmetros, vamos agora definir a estrusão do painel. Com a vista em planta corrente, em Home, clicar em Extrusion; em modo de edição, definir a área do painel que, depois de terminada a sua edição, deverá ser ajustada a sua altura ao plano de referência correspondente ao alçado. Teremos então o seguinte resultado.
De seguida, no alçado, definir 4 planos que corresponderão à área do buraco (foram definidos afastamentos de 15cms ao limite do painel).
Até então, não foram acrescentados quaisquer diferenças relativamente à metodologia normal da criação de uma família.
Vamos então à parte mais interessante e “tricky”.
Uma vez que não podemos adicionar parâmetros de visibilidade no Void, teremos que arranjar maneira que este corte ou não o painel. Para isso, iremos acrescentar um novo Plano de Referencia, plano esse que servirá para relacionar esse novo objecto (Void).
Uma vez que este Void será construído fora do painel, vamos desenhar o Plano ligeiramente afastado do painel. De seguida, desenhar outro Plano de Referência que irá corresponder à espessura do Void.
Criados os planos, vamos agora criar 2 parâmetros: um para podermos controlar a espessura do Void - espessura_void – e outro para controlar o afastamento deste ao painel da porta - dist_void (o parâmetro espessura_void não era necessário, bastando para isso utilizar o espessura, garantindo assim que a espessura do Void fosse igual à do sólido).
Com o mesmo processo utilizado para modelarmos o painel, vamos agora utilizar em Home>Void Forms>Void Extrusion e modelar o Void entre os planos correspondentes. Ter em atenção e bloquear a geometria aos planos. Teremos o seguinte resultado
Relativamente á modelação, terminamos o necessário.
Provavelmente alguns já terão percebido o caminho, outros devem estar a pensar: mas para onde é que este tipo nos leva… :)
Continuando…
Vamos agora definir outro parâmetro, acedendo em Home a Family Types. Este será um parâmetro do tipo Yes/No; atribuir o nome buraco.
Terminados todos os parâmetros necessários, vamos testar todos os parâmetros para ver se não existe nenhum erro de constrangimento (procedimento importante para garantir a consistência da família).
Depois de testados os parâmetros, aceder novamente a Family Types em Home.
Quanto aos parâmetros pretendemos que:
• o parâmetro espessura_void seja de valor idêntico ao espessura;
• ao clicar no parâmetro buraco (caixa de verificação) este seja definido no painel (caso contrário teremos o painel inteiro).
Assim, e no parâmetro espessura_void, em Formula, escrever espessura (ter em atenção que a definição dos parâmetros nas formulas são sensíveis às letras maiúsculas).
Por último, e o mais importante, é definirmos o parâmetro dist_void como sendo o valor 0 (zero) caso o outro parâmetro buraco se se encontre seleccionado. Para esta situação, teremos que usar uma função: IF.
Ou seja:
IF(condição,resultado_se_verdadeiro,resultado_se_falso)
Assim teremos:
• Condição – buraco (ou seja, estar activo)
• Resultado_se_verdadeiro – 0 (zero)
• Resultado_se_falso - (espessura * 10) (ou seja, faz com que o Void se afaste do painel e assim não o corta)
Feito isto, teremos a seguinte condição:
IF(buraco, 0, (espessura * 10))
Teremos o seguinte resultado.
Got the Picture? ;)
7 comentários:
Olá Décio,
Bem depois de explicado até é muito simples, como é que ainda não se tinham lembrado deste pequeno "truque".
Continuem a partilhar a vossa experiência em Las Vegas :)
Abraço
Sim,
depois de explicado, tudo é simples!
E estamos cá para isso... para explicar e demonstrar que tudo é simples!
Abraço
Sempre a aprender ctg...
Bela dica Décio
caro aPinho,
comigo e convosco etamos sempre a aprender!
Caro Décio, de facto é uma forma muito simples de se obter o que se julgava ser difícil de fazer, no entanto eu estou com dificuldades de obter aquele Void, fiz tal qual o tutorial mas o produto final não me surge de forma idêntica, o Void entra na massa e apenas isso, não a chega a cortar, será que estou a pensar errado ou simplesmente é algum problema da minha parte?
Os meus agradecimentos pelo trabalho prestado.
Como não lembrei disto antes??
Apenas em 3 clicks recolvi o que julgava não estar correcto, faltava-me "Cut" do Void na superfície, apenas isso para ter êxito na resolução do tutorial.
Uma vez mais os meus parabéns.
Caro Domingues,
O importante é ter resolvido!
Por vezes os pormenores (ou pormaiores) fazem toda a diferença!
Bom trabalho
Enviar um comentário