11.2.09

Historia triste mas real sobre uma firma de Arquitectura 2D

Este artigo pode ser lido no seu original aqui, deixo aqui uma tradução porque acho que a situação apresentada é muito interessante e poderá servir de alerta para algumas empresas que hesitam em dar o próximo passo na evolução tecnológica do AutoCAD para o Revit.

"Descobri recentemente que uma dada empresa de Arquitectura tinha sido comprada por uma empresa bastante maior. Não por causa do abrandamento da economia, mas principalmente porque continuavam a perder trabalho para outros concorrentes. Porquê? Porque as outras empresas começaram a incorporar o conceito de projecto BIM nas suas propostas enquanto que esta, que trabalha com Architectural Desktop, não consegue assim competir com o mundo da Arquitectura 3.0(1 desenho manual/ 2 CAD / 3 BIM). No entanto continuavam a ser solicitados para integrar a tecnologia BIM nos seus projectos, continuando a adiar a situação.
Tentei durante mais de 4 anos convencer o gestor de tecnologias de informação dessa empresa a começar a avaliar a tecnologia BIM, e a testar a utilização do Revit. Em todas as minhas visitas a resposta era a mesma, “que a empresa não iria beneficiar do Revit, que esta nova tecnologia não preenchia as suas necessidades”. E porquê? E isto era o que me respondia:

Implica a ter utilizadores com alto nivel tecnologico assim como com muita experiencia de arquitectura para poder usar essa solução. O projectista médio sem ter esssas duas capacidades não poderá fazer uso da tecnologia.
Resultado, a firma foi perdendo negócios, perdeu perto de 80% do seu pessoal e agora foi comprada antes de ter de fechar as portas por falencia.
A ironia é que a empresa que a comprou, é uma grande empresa a utilizar Revit. Portanto a firma que se recusou a mudar para Revit, perdeu projectos para firmas que usam o Revit, saiu do negócio porque não usaram o Revit, acabou comprada por uma firma que utiliza o Revit, e vão ter de passar a utilizar o Revit.
Não sei se deva rir ou chorar com o absurdo desta situação, eu coloco a culpa do seu falhanço nos ombros do responsável de tecnologias de informação. Ele recusou-se a considerar avaliar o Revit porque seria muito trabalhoso para ele, e teria de aprender um novo programa. Ele perdeu o controle da situação ao estar perante uma tecnologia nova e com a qual não estava familiarizado. Os sócios da firma na casa dos 60s delegavam nele as decisões sobre adopção de novas tecnologias. Em parte ele provocou o colapso da firma. Posso prová-lo? Claro. Mas isso fica para outra discussão.
Eu não empurro o Revit para as pessoas e empresas apenas para vender mais um produto Autodesk. Sou um apaixonado por modelação paramétrica, detecção de interferências e as capacidades de modelação e análise da tecnologia BIM. Esta história prova que estou certo. Também eu me sinto prejudicado com esta situação, pois perdi um cliente que teve de fechar as portas. Só me posso manter no negócio se vos ajudar a manterem-se também no vosso negócio. Só contei aqui esta historia porque acho que ela dá que pensar. Não se pode combater a tecnologia e continuar a achar que desenho 2D é suficiente para os nossos projectos. Só porque algo é novo não quer dizer que esteja errado, ou seja mau, ou algo para o qual não devemos mudar. Se isso fosse verdade nunca se teria adoptado o Autocad na altura que ele apareceu."


Publicado por Gregory Arkin em http://www.revit3d.com/

Sem comentários: