27.2.09
Atalhos de teclado
Vamos aqui analizar um exemplo de personalização:
a linha realtiva ao Zoom tem este texto, quer dizer que o atalho ZR vai activar o "Zoom in Region", que é o equivalente ao "Zoom Window" do AutoCAD
"ZR" menu:"View-Zoom-Zoom In Region"
para ter a informação da forma que estamos habituados no AutoCAD basta operar a seguinte alteração,
"ZW" menu:"View-Zoom-Zoom In Region"
desta forma passamos a ter de teclar ZW para operar o "Zoom In Region"
Ter em atenção o seguinte, os atalhos no Revit não requerem o teclar de "enter" no fim e também não permitem sucessões de comandos.
PS: por precaução, gravem o ficheiro original antes de fazer as alterações.
20.2.09
Momento de humor....
16.2.09
AutoCAD 2010 - Avaliação das novidades

Na área da modelação, temos agora no AutoCAD 2010 muitas novidades na forma como podemos manipular e criar objectos 3d, utilizando uma tecnologia baseada em "free-form modelling" podemos criar superficies através de várias ferramentas, manipular a superficie através da malha que a define e assim obter objectos 3D muito manipuláveis, esses objectos podem ser amaciados e finalmente solidificados.
12.2.09
Recuperar os Thumbnails das familias
Esta solução que passo a apresentar pretende resolver essa situação mas pode não funcionar em todos os casos, como implica modificar o Registry do Windows à que ser cauteloso e saber o que se está a fazer.
1. Editar o registry (Start > Run, Type "Regedit" premir
2. Procurar a seguinte chave em :Computer \HKEY_CLASSES_ROOT \CLSID \{F9CF7B2B-FC11-402E-880D-85C7CED86642} \InprocServer32
3. Fazer duplo click em (Default) para abrir o seu valor
4. Mudar o valor [Value Data] para: C:\Program Files\Revit Architecture 2008\Program\RevitPreview.dll (este caminho poderá variar dependendo da versão que temos instalada, normalmente colocamos na versão anterior á que temos a funcionar)
5. fechar o editor do Registo
Boa sorte e bom trabalho
11.2.09
Historia triste mas real sobre uma firma de Arquitectura 2D
"Descobri recentemente que uma dada empresa de Arquitectura tinha sido comprada por uma empresa bastante maior. Não por causa do abrandamento da economia, mas principalmente porque continuavam a perder trabalho para outros concorrentes. Porquê? Porque as outras empresas começaram a incorporar o conceito de projecto BIM nas suas propostas enquanto que esta, que trabalha com Architectural Desktop, não consegue assim competir com o mundo da Arquitectura 3.0(1 desenho manual/ 2 CAD / 3 BIM). No entanto continuavam a ser solicitados para integrar a tecnologia BIM nos seus projectos, continuando a adiar a situação.
Tentei durante mais de 4 anos convencer o gestor de tecnologias de informação dessa empresa a começar a avaliar a tecnologia BIM, e a testar a utilização do Revit. Em todas as minhas visitas a resposta era a mesma, “que a empresa não iria beneficiar do Revit, que esta nova tecnologia não preenchia as suas necessidades”. E porquê? E isto era o que me respondia:
Implica a ter utilizadores com alto nivel tecnologico assim como com muita experiencia de arquitectura para poder usar essa solução. O projectista médio sem ter esssas duas capacidades não poderá fazer uso da tecnologia.
Resultado, a firma foi perdendo negócios, perdeu perto de 80% do seu pessoal e agora foi comprada antes de ter de fechar as portas por falencia.
A ironia é que a empresa que a comprou, é uma grande empresa a utilizar Revit. Portanto a firma que se recusou a mudar para Revit, perdeu projectos para firmas que usam o Revit, saiu do negócio porque não usaram o Revit, acabou comprada por uma firma que utiliza o Revit, e vão ter de passar a utilizar o Revit.
Não sei se deva rir ou chorar com o absurdo desta situação, eu coloco a culpa do seu falhanço nos ombros do responsável de tecnologias de informação. Ele recusou-se a considerar avaliar o Revit porque seria muito trabalhoso para ele, e teria de aprender um novo programa. Ele perdeu o controle da situação ao estar perante uma tecnologia nova e com a qual não estava familiarizado. Os sócios da firma na casa dos 60s delegavam nele as decisões sobre adopção de novas tecnologias. Em parte ele provocou o colapso da firma. Posso prová-lo? Claro. Mas isso fica para outra discussão.
Eu não empurro o Revit para as pessoas e empresas apenas para vender mais um produto Autodesk. Sou um apaixonado por modelação paramétrica, detecção de interferências e as capacidades de modelação e análise da tecnologia BIM. Esta história prova que estou certo. Também eu me sinto prejudicado com esta situação, pois perdi um cliente que teve de fechar as portas. Só me posso manter no negócio se vos ajudar a manterem-se também no vosso negócio. Só contei aqui esta historia porque acho que ela dá que pensar. Não se pode combater a tecnologia e continuar a achar que desenho 2D é suficiente para os nossos projectos. Só porque algo é novo não quer dizer que esteja errado, ou seja mau, ou algo para o qual não devemos mudar. Se isso fosse verdade nunca se teria adoptado o Autocad na altura que ele apareceu."
Publicado por Gregory Arkin em http://www.revit3d.com/
Augmented Reality - Autodesk Gallery
Ver aqui.
publicado em www.revit3d.com
10.2.09
revit3d.com

Revit MEP 2010

9.2.09
Revit Structure 2010
Hoje temos a apresentação do Autodesk Revit Structure2010, além de todas as novidades transversais ás aplicações baseadas em Revit e já enumeradas no Revit Architecture, passamos ainda poder contar com alguns melhoramentos muito interessantes.Pilares inclinados, criados da mesma forma que os pilares anteriores mas com a capacidade de definirmos a sua inclinação. Estes elementos serão capazes de manter a sua capacidade de análise associada ao modelo. Esta opção aliada ás novas ferramentas de modelação 3D do Revit vai facilitar a análise de formas mais complexas e menos regulares. Também está disponivel uma nova ferramenta que internamente permite fazer novas análises estática dos
variados elementos de projecto, inclusive a acumulação de cargas ao longo de pilares e sobre os pórticos compostos por elementos criados no Revit Structure, desta forma pode ser melhorada a capacidade de dimensionamento prévio à análise externa. Também disponivel no programa de subscrições está a nova ferramenta de modelação de pontes, permitindo criar estruturas de pontes parametricas. Não estamos perante uma solução para todo o tipo de pontes, mas sim para soluções baseadas em elementos estruturais em betão e com construção por elementos pré-fabricados. Uma novidade a ter em atenção, pois tem algum potencial ainda por desenvolver.
Algumas das opções disponiveis no AutoCAD Structural Detailing, neste caso a potente ferramenta de detalhe de ligações para estruturas metálicas, passa agora a estar também presente no Revit Structure, facilitando a integração do modelo com a análise e o detalhe, duma forma mais potente e interactiva.
Ainda nesta aplicação vamos ter novidades ao nivel de novas extensões para o Revit Structure, na linha das que foram sendo disponibilizadas na familia 2009, assim como alguns melhoramentos no AutoCAD Structural Dettailling, elemento da Suite Revit Structure 2010.
7.2.09
Revit Architecture 2010
As actualizações incluem os seguintes produtos, Autodesk Revit Architecture 2010, Autodesk Revit Structure 2010, Autodesk Revit MEP 2010, AutoCAD Civil 3D 2010, e as soluções Autodesk NavisWorks 2010.
A Plataforma Revit 2010 baseada em aplicações de modelo BIM, começa por apresentar uma unificação de interface, garantindo a todas as aplicações Autodesk uma consistência e facilidade cada vez maior de trabalho. A plataforma Revit apresenta ainda uma maior interoperacionalidade para análise do Edificio amigo do ambiente (Green Building), suportando a comunicação com aplicações externas d

As principais novidades do Autodesk Revit Architecture 2010 são:
- - Um novo espaço de modelação para permitir criar geometrias mais complexas. Modelação de formas livre e paramétricas, desenho em 3D com novas capacidades de manipular formas livremente. Esta nova ferramenta vai ter capacidades de manipulação de paineis e divisão em elementos construtivos e paramétricos.

- Melhoramentos significativos na ligação a outras aplicações Autodesk, nomeadamente na comunicação com o AutoCAD Civil 3D 2010 , o Autodesk 3ds Max design 2010 e o Autodesk Inventor 2010. Capacidade de utilização de todo o poder do Windows 64.bit. Novas capacidades de interacção com aplicações externas através de uma API cada vez mais desenvolvida.