25.7.14

Um Logotipo em condições

Hoje vamos a uma dica rápida, mas prática! E uma vez que no ultimo mês encontro-me por terras dos emiratos, porque não usar isso como um pretexto a esta dica? Neste caso será mais sobre render que propriamente de ferramentas do Revit.


Curiosamente na ultima semana, duas pessoas questionaram-me sobre como fazer um logotipo numa parede, utilizando uma imagem; obviamente que lhes respondi que poderiam usar um Decal, mas logo responderam-me que não funcionou. Pois bem, mãos à obra?


Para isso fui a internet buscar almo que pudesse ajudar-me nisto; encontrei… Nada de publicidades, ok?


Então para isso, aceder ao Revit e no separador Annotate, clicar em Insert>Decal>Decal Types.
 
 
Uma vez que não temos nenhum tipo criado, vamos criar o primeiro e atribuir um nome pretendido. À direita, inserir a imagem a utilizar como o Decal.

 
Criado o tipo, vamos agora inserir o Decal; aceder novamente a opção no separador Annotate, clicar em Insert>Decal>Place Decal.

 

Depois de selecionada a opção, inserir o Decal agora criado sobre uma superfície qualquer; neste caso utilizarei uma parede. Depois de inserido, aumentar o mesmo para a dimensão pretendida. Já com a vista em Realistic, teremos o seguinte resultado.

 
Facilmente percebemos que o resultado obtido não será propriamente o pretendido, uma vez que foi também inserido o fundo a branco.

Então e como resolver? Pois bem, aqui é quando entra o que fazer para o resultado pretendido.

Uma vez que teremos que retirar o fundo a branco, basta usar uma imagem igual a inicial, mas com o fundo a preto. Desta forma, poderemos usar esta nova imagem e inserir no Decal como Cutout que, sendo ela preta, irá retirar o fundo branco.

Assim, e como primeiro passo, é necessário num software de tratamento de imagem (por exemplo, o Photoshop, colocar todo o fundo da fotografia a preto e as letras a branco.

 

Depois, vamos novamente criar um novo Decal; desta vez teremos que adicionar a nova imagem. Assim, já na configuração do novo Decal, inserir a nova imagem como Cutout.

 

Depois de tudo configurado, criado e inserido, basta ver o resultado e usufruir das diferenças entre ambas!

 

Simples e útil.


1 comentário:

rosa disse...

Sempre a aprender :)ab