18.9.11

Criação de um "Catálogo de Tipos" de uma família

Após um longo período sem novidades, eis que na véspera de uma viagem até à Terceira (Angra do Heroísmo) onde irei ensinar um pouco o que é este mundo que é o Revit, venho colocar uma dica muito útil, de simples execução e de grande utilidade.
Assim, iremos criar um "Catálogo de Tipos" de uma família, cujo objectivo será no momento da importação da mesma num projecto, podermos seleccionar qual ou quais os tipos que pretendemos utilizar no nosso projecto.
Para esta demonstração, irei utilizar uma família de um móvel de cozinha (bancada) na qual foram criados vários tipos.



Para que possamos criar o Catálogo, torna-se necessário que a família tenha tipos já definidos com os valores e configurações necessárias.


Vamos então criar o "Catálogo de Tipos":
A partir da família, iremos proceder à criação de um ficheiro em formato *.txt com as informações dos parâmetros existentes.
Para isso, aceder a R>Export>Family Types.



O Revit irá solicitar a gravação do ficheiro, ficheiro este que deverá ter exactamente o mesmo nome que o da família, bem como ser gravado na mesma pasta desta.
E temos assim o nosso Catálogo criado!

Agora no projecto, quando da importação da família, surgirá uma janela onde, através do auxílio da tecla do Ctrl e/ou do Shift, poderemos seleccionar os tipos pretendidos.



Assim, torna-se possível apenas importar os tipos necessários para o projecto em causa.



Voltarei brevemente para mais algumas dicas que nos últimos dias me têm sido solicitadas com alguma frequência.
Bom trabalho

2 comentários:

Pattscastro disse...

Olá Décio!
Eu estou com uma dúvida que acho que seria bem simples de resolver. Como faço para criar uma parede inclinada no Revit? ainda não descobri o caminho... se puderes me ajudar, te agradeço!

Décio Ferreira disse...

Podes fazer de duas maneiras:

. ou crias uma massa com a inclinação e aplicas uma parede à face;

. ou crias uma família in-place categorizada como wall