15.6.11

Render na Nuvem (cloud computing)

Ao contrário do que o titulo pode sugerir não vamos falar de render´s falhados, ou realizados com a cabeça nas nuvens.

Vimos apresentar os primeiros testes à nova função de render do Revit 2012, não é uma aplicação final, mas sim uma versão beta disponibilizada no Laboratorio da Autodesk, como tal a sua é sujeita a algumas reservas de disponibilidade e funcionalidade.

O 1º Passo é registar-se como utilizador Autodesk, com o seu username e password das subscrições, de seguida deve instalar a aplicação que está disponivel no portal e que vai criar no Revit uma nova entrada no friso.

De seguida abrindo o nosso projecto de Revit, escolhemos a cena a renderizar, afinamos luzes e materias, e basta clicar no botão de "Render Online".


Resultados:
1ª Vantagem: segundo a minha experiencia nos testes realizados o tempo de render online é de menos de metade do tempo necessário na minha maquina, com a vantagem directa de poder enviar multiplas vistas para renderização.

2ª Vantagem: o sistema envia-nos um email a avisar que o render está pronto e o mesmo fica disponivel na web num espaçoq ue nos é atribuido.

3ª Vantagem: depois da imagem renderizada podemos alterar os parametros da mesma e obter resultados diferentes.

4ª Vantagem: aparentemente o sistema tem melhorias na qualidade final obtida.

Desvantagens: talvez não seja tão rápido como sempre ambicionamos, poderá ser estranho a utilização deste tipo de funcionalidade online, mas tudo se está a virar para o cloud computing.


 Imagem 1
Imagem 2

Aceita-se respostas sobre que imagem foi renderizada localmente e qual renderizada na web.

10 comentários:

Anónimo disse...

imagem 1 localmente
imegem 2 online

acertei?

Domingues disse...

Eu partilho a mesma opinião, a 1ª feita na máquina e a 2ª encomendada, será??

Felicitações por todo o trabalho desenvolvido.

[rpa] arquitectos disse...

olá

cá estou a responder, que penso que seja a imagem 2, aquela que vem da autodesk..

abr

rpaarquitectos

anibal

Manuel disse...

Julgo o contrário.. Se é suposto a online obter melhor qualidade a 1ª parece me obter melhor qualidade. Parece me que tem mais texturas e surgem as sombras, algo que não acontece na 2ª.

Décio Ferreira disse...

Manuel
sem querer gerar confusão :) se reparares na imagem de baixo, no bule do chá, tens os reflexos da mesa :)

Na de cima não tem!
O mesmo acontece com os vidros de cima da varanda ;)

Afinal a de baixo...tem mais ou menos qualidade?

Manuel disse...

Sim nesse ponto tens razão.. mas repara por exemplo na lareira.. a da 2ª imagem tem um aspecto muito mais artificial, na minha opinião claro. E os sofás.. não sei não.. aguardo a resposta sem "mandar mais postas de pescada"..

Manuel disse...

Carregando na imagem e ampliando a mesma ainda fico mais convencido que a 1ª tem uma qualidade superior já que os reflexos também aparecem...

Décio Ferreira disse...

Eu aposto na segunda ;)

Manuel disse...

Então? Ficamos sem resposta?

Fernando Oliveira disse...

Na realidade a imagem 1 foi a renderizada localmente e a 2 a online, as diferenças não são tantas como isso, pois é tudo uma questãod e DPI e de orientação solar.

Aproveito para informar que o Project Neon, passou a estar exclusivamente disponivel apra utilizadores com subscrição do Building Suite.