12.11.09

Criar um “Parameter” – Parâmetro



O que é um parâmetro no Revit? Parâmetros são campos de base de dados associados ás famílias de Revit, e que nos permitem acrescentar informação ou controlar dimensões das mesmas.

Vamos tomar como exemplo este móvel (aberto no editor de famílias). Para podermos aceder aos parâmetros criados, clicar em Types.





No parâmetro ”Material” podemos caracterizar a textura de acabamento do objecto, em“Width” será um parâmetro que permita variar a largura, e “Description” será um parâmetro onde colocar a descrição que melhor defina o objecto.

No entanto não estamos limitados a estes parâmetros pré-definidos nas famílias do Revit, podemos criar novos na opção “Add”, e ai temos vários campos para caracterizar a nossa criação.





Geralmente iniciamos por parâmetros do tipo “Family parameter”; de seguida, em “Parameter Data”, damos-lhe um nome, conferimos o “Type of Parameter” e se é de função “Instance” ou “Type”.

Vamos então entender estes campos.

No “Parameter Type”, escolhemos se queremos usar um “Family parameter” (que não poderá aparecer em etiquetas dos objectos, ou em tabelas), ou um “Shared parameter” (que poderá ser partilhado em vários projectos, em múltiplas famílias, aparecer em bases de dados externas, em etiquetas ou em tabelas).

No “Parameter Data” começamos por definir o nome, e a disciplina que nos permite separar parâmetros com base nesse critério.

Mais importante é a escolha do “Type of Parameter” esta listagem de tipos é muito importante pois cada tipo tem funções diferenciadas com capacidades relacionadas com a sua designação (por exemplo, se queremos um valor como o “Width” do móvel em causa, teremos de usar um tipo “Length”, para o “Descripton” seria um “Text” e para o “Material” é mesmo o “Material”, desta forma cada estilo de parâmetro actua sobre uma determinada função).


De seguida agrupar o parâmetro criado num grupo para fins de organização na apresentação das listagens (o parâmetro a criar ao ser escolhido um grupo, será colocado na respectiva categoria quando apresentado como parâmetro da família). E finalmente a caracterização desse parâmetro será de Instância (neste caso o parâmetro criado irá ter um valor diferente para cada instância/elemento da família aplicado no projecto); se for de Tipo (afectará todos os elementos da família com o mesmo tipo).

Vamos assim criar um parâmetro para colocar a referência deste móvel, respeitando a explicação anterior sobre as opções em “Parameter Data”. Desta forma criámos um novo parâmetro que adiciona aos dados desta família de um móvel, o registo da sua referência de fabrico.

Num próximo artigo iremos continuar com a criação de parametros em especial os “shared parameters” e as suas aplicações práticas.

4 comentários:

Anónimo disse...

Excelente post !! Dica para quem deseja ser avançado em Revit !!

Alberto disse...

Boa abordagem aos parâmetros.

Já agora, em Type of Parameter, a que se refere o "Curency"?

Fernando Oliveira disse...

O parâmetro "Currency" serve para criar um campo de valor, valor atribuivel a objectos, uma vez que o Revit trabalha em 5D e a 5a dimensão é o valor.

Fernando Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.