27.1.06

as bibliotecas de materiais


Alguns utilizadores têm se queixado de problemas ao mudarem o desenho de versão de Revit , ou de computador e de perderem a ligação aos materiais criados. Sobre esse assunto devemos ter em atenção alguns considerandos: A listagem de materiais com as respectivas designações e caracteristicas mantem-se sempre pois é parte intrinseca do projecto que estamos a utilizar. Com as caracteristicas de Shading (a cor do material em Shade) da Surface Pattern (trama da superficie) e da Cut Pattern (trama em corte) não iremos ter problemas , o que pode falhar tem a ver com as texturas , pois ai sim temos de ter em atenção alguns factores , a textura utilizada, se é um padrão dos Mlib tipo, ou se foi personalizada pelo utilizador. A primeira recomendação que faço para quem precisa de passar os trabalhos entre computadores diferentes é que inicialmente usem de preferencia texturas das bibliotecas "_accurender" e "BMCD2AR3" pois são as bibliotecas padrão e que em principio todos os Revit's têm instaladas por defeito. Se assim o fizerem e não tiverem personalizado texturas, tudo correrá bem. Agora a questão, "então e se quiser personalizar uma textura e depois enviar o projecto para outro computador?", ok vamos explicar isso.
Normalmente devemos criar uma user.mlib, ou seja uma nova entrada nas bibliotecas de texturas como tenho aqui neste caso "user", é numa entrada deste genero que devemos gravar os materiais personalizados, devemos dar-lhe um nome unico, para que ao enviarmos o projecto para o outro computador também iremos enviar o ficheiro user.mlib para que as caracteristicas dos materiais criados estejam acessiveis. Alem das texturas, não nos podemos esquecer que muitas delas usam para mapeamento uma imagem (jpg) que também está nas pastas respectivas do rendering em Revit, conselho de amigo, usem sempre as imagens que vêm com o programa e evitem inventar muito nessa área. Mas se por acaso também usarem alguma imagem personalizada para o mapeamento também a têm de enviar com o projecto.
Espero que estas informações sejam uteis para o bom funcionamento dos vossos trabalhos,alguma duvida, perguntem se faz favor
abraço

2 comentários:

Anónimo disse...

ótimo, você sugeri que façamos uma .mlib e NÃO explica como faze-la. Parabéns

Fernando Oliveira disse...

Caro anónimo, lamento que só passados mais de 6 anos, tenha tido necessidade de procurar informação importante para si e que a mesma que aqui publiquei tenha sido incompleta.
Se bem me recordo o processo de criar uma .mlib é tão simples como criar uma pasta, neste caso será uma entrada no separador das bibliotecas de materiais. Atente na imagem 2 onde pode encontrar uma arvore com várias bibliotecas, não me recordo já se basta clicar com botão da direita, ou se é no cabeçalho da caixa onde pode clicar em "Library". Esta funcionalidade já não existe desde que foi modificado o motor de render com o Revit 2009.