10.12.09

AU2009 - Newport

Bem, refeitos de muitas aulas de tubos(MEP) e ferro (RST). Vamos falar de novidades, Project Newport http://labs.autodesk.com/technologies/newport uma nova aplicação ou uma "aplication as a service", quem sabe funcionará em Cloud Computing??, e que nos permite avaliar soluções de multi-materiais no nosso modelo Revit, utilizando um conceito de render em tempo real, é possivel vizualizar o modelo, navegar no mesmo, aplicar cenários esféricos, trocar materias a partir do acesso á base de dados de materiais do projecto.

5 comentários:

Américo disse...

Interessante esse software!

Mas serve apenas para avaliar e analisar diferentes tipos de materiais?

Fernando Oliveira disse...

Posso não ter explicado bem, mas o Newport é uma tecnologia para render em tempo real, com animação e facilidades de aplicação de materiais, e dai a sua grande facilidade em servir de base para apresentação de projectos e análise da aplicação dos materiais. O Newport não é ainda uma aplicação disponivel, no entanto tendo em atenção o que aconteceu com o Showcase, poderá estar disponivel em breve.

Anónimo disse...

Fernando explic la isso melhor, uma nova ferramtne independente do revit?
tipo uma ferramenta do genero do artlantis para o archicad? é isso?

Fernando Oliveira disse...

Sim o Newport é uma aplicação independente que recebe ficheiros FBX, dai poder reconhecer os materiais aplicados no Revit ao modelo, permite adicionar objectos, tipo viaturas, arvores, criar fundos, mas tb tem alguma modelação basica que pode servir para ajudar a compor o cenário.
Essa comparação com o Artlantis é aproximada, apesar de não conhecer a fundo o artlantis e o Newport ainda ser um "tecnhology preview" um ainda candidato a produção final. Apesar de ter quase a certeza que vai ser produzido.

Anónimo disse...

parece-me que, se assim se verificar e sair para o mercado, será um grande aplicativo a usar juntamente com o revit. sobretudo para uso de apresentação e retoques finais nas nossas apresentaões ao clientes. esperemos que a autodesk se aplique nesste campo.