28.9.11

Autodesk Project Spark

Mais uma excelente aplicação está disponivel no Autodesk Labs.

O Project Spark, uma especie de Revit Lite, com algumas funcionalidades do Revit retiradas, mas que permite o desenvolvimento de projectos, ou a criação de conteudos de forma simples.
Tenham em atenção que é uma aplicação do Labs, logo tem um termo de utilização, assim como um tempo de disponibilidade, após o qual não há garantias de utilização, quiçá seja graduado como aplicação final e venha a estar disponivel em breve sem limitações.
O Spark neste momento pode abrir como link projectos de Revit, mas os ficheiros criados nele não podem ser abertos no Revit 2012.
Testem e deixem o vosso feedback para que o produto se torne aquilo que desejam, aconselho a visita ao blog its_alive_in_the_lab/revit-spark/ onde podem encontrar algumas explicações adicionais.

Novas aplicações Autodesk Cloud Computing

Estão disponiveis novos serviços e aplicações online da Autodesk, para os clientes com subscrição. Já aqui tinhamos analizado o projecto Neon, serviço de render online, que agora está disponivel no Building Suite Premium e Ultimate.

Podem obter mais informações no blog da CPCis, onde coloquei um artigo mais detalhado.

Service Pack 2 para Revit

A autodesk acabou de liberar o Update 2 para as versões de Revit Architecture Update 2 e Revit Structure Update2 , estando o do Revit MEP para sair nos proximos dias. Lembramos que também já sairam os updates para as várias versões do AutoCAD.

Estes Updates estão especialmente focados em corrigir multiplos tipos de instabilidades e pequenas correções de comportamentos menos normais que ocorriam em algumas situações.

Lembramos que é sempre possivel aceder ás novidades relativas à vossa aplicação através do comunication center do Revit.

18.9.11

Criação de um "Catálogo de Tipos" de uma família

Após um longo período sem novidades, eis que na véspera de uma viagem até à Terceira (Angra do Heroísmo) onde irei ensinar um pouco o que é este mundo que é o Revit, venho colocar uma dica muito útil, de simples execução e de grande utilidade.
Assim, iremos criar um "Catálogo de Tipos" de uma família, cujo objectivo será no momento da importação da mesma num projecto, podermos seleccionar qual ou quais os tipos que pretendemos utilizar no nosso projecto.
Para esta demonstração, irei utilizar uma família de um móvel de cozinha (bancada) na qual foram criados vários tipos.



Para que possamos criar o Catálogo, torna-se necessário que a família tenha tipos já definidos com os valores e configurações necessárias.


Vamos então criar o "Catálogo de Tipos":
A partir da família, iremos proceder à criação de um ficheiro em formato *.txt com as informações dos parâmetros existentes.
Para isso, aceder a R>Export>Family Types.



O Revit irá solicitar a gravação do ficheiro, ficheiro este que deverá ter exactamente o mesmo nome que o da família, bem como ser gravado na mesma pasta desta.
E temos assim o nosso Catálogo criado!

Agora no projecto, quando da importação da família, surgirá uma janela onde, através do auxílio da tecla do Ctrl e/ou do Shift, poderemos seleccionar os tipos pretendidos.



Assim, torna-se possível apenas importar os tipos necessários para o projecto em causa.



Voltarei brevemente para mais algumas dicas que nos últimos dias me têm sido solicitadas com alguma frequência.
Bom trabalho