28.10.09

O que é o B.I.M.?


Designação de um processo baseado num Modelo de Informação do Edifício.
Desde que foi criada esta sigla, B.I.M. muitas pessoas questionam-se sobre ao que é que estas 3 letras realmente se referem.

Uma das suas traduções livres pode ser “Modelo de Informação do Edifício”, pretendendo, assim, designar um conjunto de informação, consistente coordenada integralmente e computável, desde o inicio do projecto até às fases finais da construção.

Este modelo de informação permite ao longo de todo o processo de desenvolvimento de projectos multidisciplinares (arquitectura, engenharia, construção…) uma partilha de informação consistente entre todos os intervenientes, reduzindo assim as dificuldades existentes na coordenação entre projectos/especialidades.

Por outro lado, partindo de uma base comum, podemos realizar análises estruturais, térmicas, energéticas, ambientais e outras sem a necessidade de recriar o modelo, tendo a certeza que todas as análises são realizadas sobre a mesma informação base (mesmo modelo). Desta forma, temos uma capacidade acrescida para desenvolver um projecto perfeitamente coordenado entre as várias especialidades, garantindo, por exemplo, uma maior eficiência energética e com menor impacto ambiental.

De que forma conseguimos obter toda esta coordenação de projectos?

A resposta resume-se na utilização da tecnologia Autodesk Revit, baseada num modelador paramétrico de objectos, com ferramentas apropriadas para cada especialidade e necessidade de trabalho, disponibilizando aos utilizadores a ferramenta informática de projecto mais apropriada para a sua função sem perca de produtividade, aumentando-a substancialmente e de forma consistente, com a garantia da perfeita coordenação entre as várias especialidades intervenientes no processo de projecto.

Assim sendo, o B.I.M. não é apenas uma sigla para designar um tipo de software, ou uma nova forma de desenvolver projectos. O B.I.M. identifica uma nova solução para desenvolvimento de projectos, uma forma mais coordenada na construção, gestão e manutenção da exploração da construção. Uma solução que reúne os processos de trabalho, a utilização de softwares adequados e a formação dos intervenientes.

No fim, e utilizando a tecnologia disponibilizada pelo Autodesk Revit, estaremos perante uma solução integrada que nos vai permitir aumentar a qualidade do trabalho executado, responder mais eficazmente às solicitações do mercado, dar-nos a capacidade de responder à responsabilização na execução dos projectos, estar preparado para os desafios ambientais do séc. XXI e continuar a desenvolver os nossos projectos com liberdade criativa e imaginação.
-Noticia editada por Fernando Oliveira, e publicada em "Jornal de Noticias", Suplemento "Concreta" de 20 Outubro 2009-

2 comentários:

Anónimo disse...

É a isto que tanto se chama de 4D e 5D?

Jorge Dias, arq.

Décio Ferreira disse...

A essas dimensões referem-se o tempo e o custo